Após denúncia do MPCE, Justiça sentencia réu a 24 anos de prisão por latrocínio em Independência


O Juízo da Comarca de Independência acatou a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e sentenciou, nessa quarta-feira (22/06), o réu Francisco Antônio Alves Moreira, conhecido como Chico Macambira, à pena de 24 anos, nove meses e 15 dias de reclusão (prisão inicialmente em regime fechado) pelo crime de latrocínio em Independência. O fato ocorreu na zona rural do Município, no dia 10 de janeiro de 2022, e vitimou a idosa A.V.S.S.

A denúncia foi oferecida pelo promotor de Justiça, Alan Moitinho Ferraz, titular da Promotoria de Justiça de Independência, e registrou que, no dia do fato, a vítima encontrava-se em sua residência, no sítio Agrovila, e o acusado adentrou pelos fundos da casa, por volta das 21h30 da noite. De acordo com testemunhas, o acusado simulou, momentos após o crime, ser o primeiro a relatar o ocorrido aos vizinhos, declarando ter escutado gritos advindos da residência. Desse modo, também simulou ter sido um dos primeiros a encontrar A.V.S.S. lesionada ao solo da casa.

As investigações concluíram que a vítima havia recebido, no dia do ocorrido, a quantia de R$ 2.000,00, obtida através de um empréstimo bancário. A autoria do crime, o qual objetivou subtrair esse valor, foi comprovada quando se averiguou que compras feitas pelo réu, dias após o fato, foram pagas com quantia sem fonte justificada pelo autor e que, inclusive, as notas utilizadas apresentavam semelhanças com as que pertenciam à vítima. Além disso, os rastros de calçados presentes na cena do crime foram comparados com os chinelos de Chico Macambira e a correspondência foi comprovada.

As investigações também apuraram que a idosa foi fatalmente lesionada com golpes violentos de paulada. Nesse sentido, o réu foi sentenciado por latrocínio, ou seja, cometimento de roubo seguido de morte, conforme o artigo 157, parágrafo 3º, inciso II do Código Penal.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br