Procuradora de Justiça Vanja Fontenele é escolhida desembargadora do TJCE pela governadora Izolda Cela


A procuradora de Justiça Vanja Fontenele Pontes foi escolhida como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), em anúncio feito na manhã desta terça-feira (31/05) pela governadora do Ceará, Izolda Cela. A lista tríplice para o cargo de desembargador(a) reservado ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) pelo Quinto Constitucional foi definida pelo Pleno do TJCE no último dia 19 de maio e, além de Vanja Fontenele, também compuseram a listagem as procuradoras de Justiça Ângela Gondim e Maria Neves Feitosa.

Vanja Fontenele Pontes ingressou no MPCE no dia 28 de agosto de 1984. Enquanto promotora de Justiça, atuou em comarcas no interior; no Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon); na mediação de conflitos; na defesa do idoso, da pessoa com deficiência, do meio ambiente, da educação; e em conflitos fundiários. Foi titular da execução penal e da execução de penas alternativas. Em 2009, tomou posse como procuradora de Justiça e assumiu a titularidade da 10ª Procuradoria de Justiça. Também foi vice-procuradora-geral de Justiça de 2016 a 2019 e coordenadora da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

“O cargo de desembargador, depois de 37 anos servindo ao Ministério Público, vem como uma grande renovação na minha vida. Recebo a missão com muita honra, ciente da responsabilidade. É um estímulo para buscar o aperfeiçoamento para, através do conhecimento, contribuir sempre com o desenvolvimento humano. O Ministério Público forjou minha personalidade jurídica e agora terei o desafio de julgar. Quero fazê-lo da melhor maneira e para isso conto com a gratificante experiência ministerial. Peço a Deus a inspiração para fazer o melhor pela Justiça Cearense, sempre a favor do ordenamento jurídico brasileiro”, declara Vanja Fontenele Pontes.

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, enalteceu a carreira de Vanja Fontenele no Ministério Público. “Dra. Vanja Fontenele tem uma longa uma longa e brilhante carreira no Ministério Público, sempre comprometida com a defesa dos interesses da sociedade e com a promoção dos direitos fundamentais dos mais vulneráveis. Tenho certeza de que a sua atuação como desembargadora será marcada pela coerência com esta pauta de valores”, destacou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br