PGJ recebe Medalha General Assis Bezerra na celebração de 25 anos da Secretaria de Segurança Pública


O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Manuel Pinheiro, foi agraciado, nesta sexta-feira (19/05), com a maior condecoração da Segurança Pública cearense, a Medalha General Assis Bezerra, entregue em celebração pelos 25 anos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS). A entrega foi feita pelo titular da pasta, Sandro Caron, e aconteceu na sede da Secretaria, em Fortaleza. 

Na ocasião, Manuel Pinheiro discursou em nome dos homenageados. Para o procurador-geral de Justiça, os integrantes das corporações da segurança pública estadual são indispensáveis para que o Ministério Público possa cumprir suas funções. “Todos nós temos um sentimento diário de gratidão por estarmos ombreados por pessoas tão honradas e dedicadas, grandes profissionais que merecem o reconhecimento e apoio de cada cearense. Vejo o esforço que cada um faz no dia a dia para proteger e servir. Não é fácil enfrentar os desafios do presente, mas estamos juntos ajudando a construir um futuro melhor, cada um fazendo a sua parte, respeitando a institucionalidade, a hierarquia, a disciplina às corporações, fazendo valer o império da lei e dando a sua contribuição, que é inestimável para construir uma sociedade livre, justa e fraterna”, destacou. 

Além do procurador-geral de Justiça, foram agraciados com a Medalha General Assis Bezerra a procuradora-geral do Estado do Ceará, Antônia Camily Gomes Cruz; o secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Ronaldo Lima Moreira Borges; comandante da 10ª Região Militar, o general de Divisão, André Luiz Campos Allão; delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Estado do Ceará, Rodrigo Gutiérrez Rocha, o agente de Polícia Federal, José Ximenes de Albuquerque, que foi representado por sua esposa, Fernanda Alves de Andrade; o coordenador de Segurança Orgânica e Logística da SSPDS, coronel da PM, Carlos Adriano de Araújo Gurgel, o coordenador de Gestão de Pessoas da SSPDS, o tenente coronel da PM, Teógenes Coelho Correia, tenente coronel da PM, Lindsey Forte da Silva; e o comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará, o tenente coronel Sinval da Silveira Sampaio. 

A cerimônia contou ainda com a entrega de 40 Certificados de Relevantes Serviços Prestados aos profissionais, entre servidores e colaboradores, do Sistema de Segurança que se destacaram no exercício de suas funções durante o último ano. Durante a solenidade, os times que se destacaram na I Copa Futseg receberam medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares. 

Aniversário 

A celebração pelos 25 anos da Secretaria contou ainda cm a abertura da Exposição Mundo SSPDS; aulão ministrado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará; exposição de viaturas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); além de apresentações de bandas militares e dos canis das instituições de segurança. Também fizeram parte da programação simulação de resgate pelo CBMCE e de perícia em local de crime com a Pefoce e Polícia Civil. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br