MPCE promoverá live sobre Adoção Legal nesta quinta-feira (26)


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizará, nesta quinta-feira (26/05), às 17 horas, uma live com o tema Adoção Legal. A atividade faz parte da programação voltada para o Dia Nacional da Adoção, celebrado anualmente em 25 de maio. O evento, que acontecerá no Instagram do MPCE, é promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).  

A live será mediada pelo coordenador do CAOPIJ, o promotor de Justiça Lucas Felipe Azevedo de Brito, e terá como participantes o coordenador auxiliar do Centro de Apoio, promotor Dairton Costa de Oliveira; a coordenadora de Advocacy do Instituto Fazendo História, Debora Vigevani; e o professor universitário e pediatra Paulo Roberto Bezerra de Mello, coordenador financeiro da Associação Brasileira de Pessoas Adotadas (Adotiva). A previsão é que o encontro virtual tenha duração de uma hora.  

Na ocasião, haverá um debate sobre adoção legal, transições (na entrada e saída de crianças e adolescentes dos acolhimentos institucionais, visando que o processo seja gradual e não por meio de uma ruptura) e adoção aberta. O evento é aberto ao público, com interesse direto voltado para atores do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. Os participantes pretendem, por meio de um diálogo transparente e informativo, sensibilizar o público acerca do instituto da adoção; orientar sobre os riscos existentes com relação à adoção intuito personae; discutir sobre a possibilidade ou não da adoção aberta; e apresentar as transições pelas quais passam as crianças e adolescentes durante o processo de adoção.  

 
Serviço:  

Live Adoção Legal  

Data: 26 de maio (quinta-feira)   

Horário: 17h   

Público-Alvo: Aberto ao público  

Acesso: Instagram do MPCE (@mpce_oficial)  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br