MPCE participa de Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital do CNMP


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) participou, junto com membros do Ministério Público de todas as regiões do país, de mais uma etapa do Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital coordenado pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento aconteceu na última quarta-feira (27/04) em Brasília e contou com a participação do promotor de Justiça e coordenador do Laboratório de Inovação (LINO), Hugo Porto, que representou o MPCE no encontro. 

O projeto tem objetivo de aprofundar o conhecimento dos membros sobre as funcionalidades e as possibilidades de aplicação de soluções tecnológicas para a atuação finalística dos MP. Para isso, os participantes discutiram o tema através de oficinas ministradas pelos conselheiros Otavio Luiz Rodrigues Jr., Jaime de Cassio Miranda e Rinaldo Lima; do representante da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcíso Sousa Bonfim; e do secretário-geral adjunto do CNMP, Rafael Meira Luz. 

Na ocasião, o CNMP também criou um Grupo de Trabalho que envolve os 30 ramos do Ministério Público, com o intuito de construir um ambiente colaborativo com três eixos: um para aplicação de soluções tecnológicas, compartilhamento e uso de dados; outro para encadeamento dos laboratórios de inovação dos MPs; e o último para a mudança cultural de trabalho.  

O promotor de Justiça Hugo Porto afirma que o projeto favorecerá o MP brasileiro. “Está sendo construindo um inventário de aplicações de base e soluções tecnológicas afim de que possam ser usadas para outros MPs, guardadas as devidas proporções de cada um”, declara. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br