MPCE realiza solenidade para entrega do termo de exercício a promotores de Justiça promovidos


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na manhã desta sexta-feira (13/05), a solenidade de entrega do termo de exercício a quatro promotores de Justiça promovidos na 2ª sessão extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), ocorrida no dia 18 de abril de 2022. O evento aconteceu de forma on-line através do Microsoft Teams e contou com a participação do procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro; do secretário-geral, promotor de Justiça Hugo Mendonça; do presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Herbet Gonçalves Santos; dos promotores de Justiça promovidos para a entrância final José Borges de Morais Júnior, Lívia Cristina Araújo e Silva Rodrigues, Marina Romagna Marcelino, Mônica Kaline Barbosa de Oliveira Nobre e Rodrigo de Lima Ferreira; além de familiares e amigos.

A solenidade foi conduzida pelo secretário-geral Hugo Mendonça, que desejou sorte, alegrias, conquistas e oportunidades de crescimento pessoal e institucional para os promotores de Justiça. Mônica Kaline Barbosa de Oliveira Nobre foi promovida para a 110ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, com atuação perante a 3ª Vara do Júri. Rodrigo de Lima Ferreira foi promovido para a 121ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, atuante perante a Vara de Delitos de Organizações Criminosas. Marina Romagna Marcelino foi promovida para a 10ª Promotoria de Justiça de Sobral, com atuação perante a Vara da Infância e Juventude e Varas Criminais. Lívia Cristina Araújo e Silva Rodrigues foi promovida para a 9ª Promotoria de Justiça de Caucaia, atuante perante a 4ª Vara Criminal. E José Borges de Morais Júnior foi promovido para a 1ª Promotoria de Justiça de Sobral, com atuação perante a Vara do Júri. Desses apenas a promotora Lívia Cristina Araújo e Silva Rodrigues não assinou o termo de exercício, pois ainda está em gozo de licença maternidade.

O procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro saudou a todos, reconheceu o trabalho desempenhado pelos promotores nas comarcas por onde já passaram e desejou sucesso nesta nova fase da carreira. “É hora de assumir novos desafios e quero desejar boa sorte, pois competência vocês já têm de sobra. Tenho certeza que o MPCE será muito bem representado”, salientou. O procurador-geral de Justiça também enumerou os investimentos em infraestrutura e em transformação digital, de forma que o Ministério Público continue atuando nas mais diversas áreas e fazendo a diferença na vida da população cearense.

E o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves Santos, deu os parabéns e destacou a alegria de os membros alcançarem esse momento de promoção para a entrância final. Ele também acentuou que os promotores de Justiça promovidos são merecedores de todo o sucesso, considerando o trabalho árduo desempenhado no MP em prol da sociedade cearense.

Depoimentos dos membros promovidos

A promotora de Justiça Marina Romagna Marcelino enalteceu a satisfação pela posse e agradeceu à família, evidenciando o papel dos pais dela nessa conquista. Ela também demonstrou a honra e a gratidão de fazer parte do MPCE e disse que irá trabalhar em Sobral em uma área com a qual qual tem afinidade, por isso, a expectativa é de realizar grandes obras.

A promotora de Justiça Mônica Kaline Barbosa de Oliveira Nobre frisou o quanto este momento de chegar à Capital foi sonhado e almejado por ela e pela família. E realçou o amor que sente pelo MP e pelo trabalho, citando a felicidade de poder contribuir na área do Júri, da qual gosta.

O promotor de Justiça Rodrigo de Lima Ferreira ressaltou a força recebida pelos familiares e mencionou a alegria e satisfação de começar a atuar na Capital. Ele também agradeceu a todos que trabalharam com ele ao longo da trajetória no MPCE e que contribuíram para este momento.

A promotora de Justiça Lívia Cristina Araújo e Silva Rodrigues enfatizou a felicidade dela e agradeceu a sensibilidade e a celeridade da Administração Superior com o pleito dos membros. Ela também afirmou que se sente acolhida na instituição e citou o orgulho de pertencer ao MPCE, tendo a expectativa de manter o mesmo afinco nos compromissos a serem desempenhados em Caucaia.

E o promotor de Justiça José Borges de Morais Júnior registrou a satisfação e alegria por participar desse momento em que está sendo promovido para Sobral, confessando o apreço que sente pela cidade. Para ele, essa posse é uma renovação de compromisso com a instituição, que é defensora dos valores democráticos e busca fazer a diferença na vida das pessoas.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br