MPCE oficializa implantação de novas Promotorias de Justiça em Fortaleza, Sobral e Uruburetama


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) oficializou, nesta segunda-feira (09/06), a implantação da 191ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, das 14ª, 15ª e 16ª Promotorias de Justiça de Sobral e da 2ª Promotoria de Justiça de Uruburetama. O anúncio foi feito em reunião híbrida realizada no início da tarde de hoje pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro. Os atos normativos, que ratificarão a criação das Promotorias de Justiça, serão publicados no Diário Oficial do MPCE ainda nesta segunda.

O procurador-geral de Justiça destacou a importância da criação das novas Promotorias de Justiça. “Para nós é uma alegria poder compartilhar com todos vocês esse momento de crescimento da instituição”, disse, ressaltando a necessidade de ampliar a força de trabalho do MPCE junto à Vara de Delitos e Tráfico de Drogas (VDOC) na Capital cearense, bem como reforçar as equipes do órgão ministerial que já existem nos municípios de Sobral e Uruburetama.

A 191ª Promotoria de Justiça de Fortaleza irá atuar junto à VDOC. Por sua vez, a 14ª Promotoria de Justiça de Sobral atuará perante à 3ª Vara Criminal e as 15ª e 16ª Promotorias de Justiça da cidade atuarão junto ao Núcleo de Custódia Regional e de Inquéritos. Por fim, a 2ª Promotoria de Justiça de Uruburetama terá atuação na esfera criminal no Município.

Além de Manuel Pinheiro, também participaram da reunião desta segunda-feira: a assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro; o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e titular da 102ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, promotor de Justiça Rinaldo Janja; o secretário-executivo das Promotorias de Justiça de Sobral, promotor de Justiça Davi Carlos Fagundes Filho; e o promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Uruburetama, Marlon Welter.

Até o mês de junho, outras nove Promotorias de Justiça também serão criadas. Confira abaixo o cronograma de implantação:

11/05

3ª PJ de Itapajé

12/05

5ª PJ de Tauá

03/06

2ª PJ de São Benedito

3ª PJ de Acopiara

4ª PJ de Icó

3ª PJ de Santa Quitéria

10/06

7ª PJ de Quixadá

13/06

3ª PJ de Brejo Santo

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br