MPCE promove evento sobre desafios e estratégias para o combate à violência política de gênero


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel) e do Núcleo de Gênero Pró-Gênero (Nuprom), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizará, no dia 02/05/22, às 09h, o evento “Vozes da Democracia – O MPCE em defesa da Igualdade de gênero na política” em ambiente virtual pela plataforma Microsoft Teams e com transmissão, ao vivo, pelo Youtube. Os interessados podem se inscrever por meio da Plataforma de cursos da ESMP/CEAF, pelo link https://cursos.mpce.mp.br/. 

Voltado para membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado do Ceará e sociedade civil, a capacitação virtual busca realizar uma discussão acerca da violência política de gênero, com enfoque na violência sofrida por mulheres trans, travestis e negras. Ele será realizado de forma que elucide as dificuldades, fragilidades, potencialidades de um sistema eleitoral excludente e os desafios enfrentados por esses grupos nesse cenário, elencando medidas que mirem em uma efetivação de uma democracia inclusiva e legítima. 

A mesa de abertura contará com as falas do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas; do procurador regional Eleitoral, Samuel Miranda Arruda; e do coordenador do Caocidadania, Elder Ximenes, que também será um dos facilitadores do tema do debate, juntamente com o procurador de Justiça e coordenador do Caopel, Emmanuel Girão, e com a promotora de Justiça e coordenadora do Nuprom, Lucy Antoneli da Rocha. 

A mesa “Os desafios e estratégias para o combate à violência política de gênero” será formada às 09h30 e terá como debatedoras as promotoras de Justiça Fabíola Sucasas (do MPSP e membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público), Vera Taberti (do MPSP e assessora eleitoral do procurador-geral de Justiça) e Bianca Stella (do MPPE e coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher). O debate será mediado pelo promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Caocidadania, Hugo Frota Magalhães Porto Neto. 

Serviço

Evento: Vozes da Democracia – O MPCE em defesa da Igualdade de gênero na política. 

Data: 02 de maio de 2022, às 9h. 

Local de Realização: Microsoft Teams – com Transmissão pelo Youtube. 

Inscrição: https://cursos.mpce.mp.br/   

Público-Alvo: membros, servidores e estagiários do MPCE e sociedade civil. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br