NUDTOR recomenda que Secretaria de Esporte e Juventude do Estado virtualize venda de ticket’s de estacionamento e otimize acesso e saída da Arena Castelão


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR), recomendou, em 20 de abril, que a Secretaria de Esporte e Juventude do Estado adote medidas para garantir a segurança do torcedor no acesso e saída da Arena Castelão. As providências devem incluir a modernização, virtualização e venda antecipada de ticket’s de estacionamento, extinguindo completamente a venda em espécie no momento do acesso de veículos e possibilitando ao torcedor o conforto da aquisição prévia on-line e rapidez no acesso e saída. 

Conforme a Recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Antônio Edvando Elias França, coordenador do NUDTOR, outras medidas também devem ser adotadas, como a proibição de parada de veículo na via principal entre as entradas P1 e P2, que liga as Avenidas Paulino Rocha (P1) e do Contorno (P2). Também é recomendado que o número de cancelas e de pessoas trabalhando para garantir o acesso livre aumente, de modo a garantir o acesso livre e contínuo de veículos. Nesse sentido, deve ser proibido o estacionamento em locais que impeçam o trânsito livre. 

De acordo com o coordenador do NUDTOR, o acesso ao estacionamento no modelo atual “é lento, sobrecarrega a via especialmente em dias de jogos com grande público, causa congestionamento nas vias públicas do entorno e expõe os torcedores a situação de insegurança, a exemplo de assaltos e arrastões”. Além disso, há uma necessidade premente de modernização do acesso de torcedores que conduzem seus veículos. 

Também devem ser adotadas providências para controle de acesso de veículos ao estacionamento, em conformidade com a capacidade do espaço e com margem de segurança para realização de manobras, fluxo e presença de veículos de emergência. A Recomendação orienta ainda que a Secretaria de Esporte e Juventude providencie a melhoria na qualidade do sinal de Internet na Arena Castelão junto às operadoras do serviço.   

O descumprimento da Recomendação sujeitará a Secretaria o pagamento de multa equivalente a 40.000 Ufirs. 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br