MPCE e pesquisadores do projeto Cientista Chefe apresentam software de reconhecimento facial à Secretaria de Administração Penitenciária


O Laboratório de Inovação (LINO) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), juntamente com pesquisadores do projeto Cientista Chefe apresentaram, na última quarta-feira (13/04), a ferramenta Portal de Exploração de Evidências Digitais (PEED) à Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará. O software desenvolvido pelo projeto promove melhorias no reconhecimento facial feito por fotografias de segurança dentro das penitenciarias e pode ser utilizado na atuação investigativa criminal do MPCE. A solução tecnológica detém algoritmos que automatizam, a partir de diversas bases de dados, a análise de identificação de pessoas, antes feita de forma manual.  

A reunião contou com a participação do promotor de Justiça e coordenador do LINO, Hugo Porto; do promotor de Justiça e integrante do LINO, André Clark; do secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e coordenador do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MPCE, Haley Filho; do secretário da SAP, Mauro Albuquerque; do diretor de Pesquisa e Inovação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Vasco Furtado; do professor da UNIFOR, Napoleão Nepomuceno; além de outras presenças.   

Na ocasião, o promotor de Justiça Hugo Porto ressaltou a importância da continuidade de parceria entre as instituições objetivando celeridade no alcance dos resultados dos projetos. Já o promotor André Clark informou que os órgãos de investigação se encontram dispostos para utilizar o Portal de Exploração de Evidências Digitais em favor da atuação do MP, logo que concluída a contratação de serviço de nuvem junto à Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE). 

O secretário Mauro Albuquerque ressaltou ainda a importância da parceria entre as instituições para obter rápido retorno para a sociedade e identificou outras possibilidades de melhorias durante a apresentação. O professor Vasco Furtado observou a importância da parceria com a SAP. “A forma transparente do compartilhamento da base de dados foi fundamental para contribuir com o estágio atual do projeto”, considerou. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br