Campanha de divulgação da Rede de Ouvidorias Municipais do Ceará é apresentada por MPCE e Aprece


A campanha de divulgação da Rede de Ouvidorias Municipais do Ceará foi apresentada em reunião virtual realizada na manhã dessa terça-feira (22/02) pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e pela Associação dos Municípios do Estado (Aprece). Destinado a prefeitos(as), ouvidores(as), assessores(as) de Comunicação e técnicos municipais dessas áreas, o evento “Ouvidoria e Comunicação” teve como objetivo promover o diálogo com ouvidores(as) e as equipes de Comunicação dos municípios cearenses sobre a importância do fortalecimento das Ouvidorias Municipais.

Além da apresentação do material de comunicação, o evento teve o intuito de valorizar as Ouvidorias Municipais como um potencial instrumento de gestão participativa, capaz de oferecer informações gerenciais e sugestões. Além disso, o encontro on-line buscou reconhecer a Ouvidoria como ferramenta de aprimoramento da prestação do serviço e de contribuição para a formulação de políticas públicas a partir das manifestações dos cidadãos.

Na abertura, o diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito Nascimento, em nome do presidente da Aprece, Júnior Castro, saudou os presentes e reconheceu a importância da Comunicação e das Ouvidorias nas Prefeituras. Segundo ele, os Municípios só têm a ganhar porque a população passa a ter um canal para diálogo com o ente municipal, facilitando a resolução de problemas. Ele mencionou inclusive que a Ouvidoria é o local onde muitas demandas surgem, pois a comunidade se sente estimulada a participar. E o Município, por sua vez, se apodera da ferramenta e traça um plano de trabalho em cima de uma realidade concreta.

Em seguida, o promotor de Justiça e assessor da Ouvidoria-Geral do MPCE, Luciano Tonet, representando a ouvidora-geral e procuradora de Justiça, Isabel Pôrto, cumprimentou todos os participantes e enfatizou a relevância da parceria do MPCE com a Aprece. Ademais, o membro do MPCE salientou que os efeitos são sempre positivos quando se alinha o Poder Público em todas as esferas para tentar cumprir o melhor ao cidadão. “A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Ceará está sempre à disposição para trocar experiências e avançar no que se refere ao trato da coisa pública”, frisou.

Após a abertura, Luciano Tonet explanou sobre “A importância do apoio da gestão às ações das Ouvidorias Municipais no atendimento às demandas da população”. De acordo com ele, é necessário que a Ouvidoria esteja adequadamente estruturada, a fim de permitir trocas benéficas com o cidadão e viabilizar o recebimento de elogios, sugestões, reclamações e denúncias. Ele também ressaltou os benefícios quando a população sabe que um pedido levado ao Poder Executivo foi atendido. “Isso gera somente frutos positivos, tanto para a população que teve a demanda recebida e acolhida, como para o governante que se sente satisfeito por ter cumprido o mister constitucional”, declarou, citando ainda a transparência como uma consequência do trabalho realizado pela Comunicação e pela Ouvidoria.

Por fim, o coordenador da Assessoria de Comunicação do MPCE, Reginaldo Aguiar, apresentou as ações de Por fim, o coordenador da Assessoria de Comunicação do MPCE, Reginaldo Aguiar, apresentou as ações de Comunicação para fortalecimento das Ouvidorias Municipais. Esse trabalho foi feito em equipe pelo MPCE e pela Aprece, que disponibilizou vários arquivos da campanha para dar apoio aos Municípios, como roteiro e vinhetas para produção de spots e vídeos, além de conteúdo para carrossel nas redes sociais. O encerramento da reunião contou com um bate-papo entre os participantes. Faça o download dos arquivos da campanha de divulgação da Rede de Ouvidorias Municipais do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br