MPCE entrega cartilhas de projetos de ética e cidadania aos municípios de Quixeramobim e Mombaça


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizou, nesta quarta-feira (10/11), capacitação referente ao programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania” (UPT), voltada para a aplicação do projeto nas escolas das Prefeituras de Quixeramobim e Mombaça. Na ocasião, foram apresentadas a gestores públicos e à comunidade escolar as diretrizes para a utilização das cartilhas educativas, que também foram disponibilizadas durante o evento.

A apresentação do programa foi feita pelo promotor de Justiça Élder Ximenes Filho, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP), e pelo auditor-geral de Finanças e Controle da CGU, Edilberto Barreto. O UPT é uma iniciativa da CGU, em parceria com o Instituto Maurício de Sousa (Turma da Mônica), que contempla uma série de ações que têm por finalidade proporcionar experiências de aprendizagem que envolvem ética e cidadania na infância e adolescência.

Essa é uma maneira efetiva de despertar o interesse do estudante e de profissionais da educação para um processo de ensino e aprendizagem colaborativa e lúdica. O programa é direcionado a estudantes do Ensino Fundamental 1, podendo alcançar também estudantes do 6º ano do Fundamental 2. “Com a capilaridade do Ministério Público do Estado do Ceará, que está em todos os municípios, demos as mãos à CGU, visitamos 20 municípios e agora estamos entregando o material que será utilizado nas escolas. As crianças do Ceará merecem nosso esforço e dedicação”, ressaltou o promotor. Atualmente 21 municípios aderiram ao programa.

Também estiveram presentes na capacitação o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; a secretária de Educação do Município, Sandra Castro; o chefe de gabinete da Prefeitura de Mombaça, Ney Alves; a técnica da Secretaria de Educação de Mombaça, Jéssica Lima; a diretora de escola Rosenilda Freire; e o estudante Anderson Alves, esses dois últimos representando profissionais de educação e estudantes dos dois municípios.

Cartilha

A cartilha “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, utilizada no programa, foi produzida pelo MPCE em parceria com o programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”. A entrega foi possibilitada pelo apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que patrocinou a impressão do material. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) propiciou a infraestrutura das palestras de sensibilização nos 19 municípios visitados em 2019 – em parceria com o Programa TCEduc, do Instituto Plácido Castelo (IPC). O kit é composto pelo manual do professor, caderno do estudante com atividades, revistas em quadrinhos, cartazes, jogos e outros materiais.

Projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”

Fruto de parceria do MPCE e das Escolas de Gestão do Ceará – como EGP/SEPLAG, EGPM/APRECE, IPC/TCE, ENAP/SRF e ESMP/PGJ – cujos pedagogos escolheram o material didático da CGU, a iniciativa objetiva alcançar a juventude cearense e prevenir a prática da corrupção.

O projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção” tem como característica um caráter preventivo e permanente voltado para a formação humana. A meta é ampliar as atividades para todas as escolas públicas e particulares do Estado, com a finalidade de incluir o conteúdo na programação letiva e incorporar as cartilhas ao material didático das escolas, podendo usar o Termo de Referência da Alece para a impressão. As tratativas prosseguirão com os demais municípios já visitados, com auxílio da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de já haver entendimentos com o Município de Fortaleza.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br