MPCE discute ‘Serviço de Família Acolhedora’ com municípios implementadores do projeto


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij), se reuniu com as Equipes Técnicas e gestores dos municípios que possuem legislação de implementação do Serviço de Família Acolhedora. A reunião, em ambiente on-line, foi realizada com o objetivo de relatar possíveis desafios na execução do projeto e trocar experiências vivenciadas na prestação do serviço.  

O encontro contou com a presença de representantes de Antonina do Norte, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Jijoca, Milagres e São Gonçalo do Amarante. Além desses, participaram do evento o coordenador do Caopij, promotor de Justiça Flávio Côrte; o coordenador auxiliar do Caopij, promotor de Justiça Dairton Costa de Oliveira; as assistentes sociais que compõem a Equipe Técnica do Caopij, Valdenia Correia e Adriana Pinheiro; e o promotor de Justiça Elio Ferraz Souto Junior.

O encontro integra a ação estratégica do projeto “Minha Cidade, Meu Abrigo”, que tem a finalidade de fomentar a implementação de políticas protetivas de atendimento à criança e ao adolescente que preservem o direito à convivência familiar e comunitária. A finalidade é evitar ou abreviar a institucionalização, sobretudo fora dos limites territoriais dos municípios de origem das crianças e adolescentes, priorizando a modalidade de acolhimento familiar e induzindo projetos de estímulo à guarda por família extensa com o devido apoio do poder público.  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br