PGJ inaugura Espaço Cultural do Ministério Público do Estado do Ceará


No Dia Nacional da Cultura, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, inaugurou o Espaço Cultural do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em solenidade na sede da Procuradoria Geral de Justiça, na manhã desta sexta-feira (05/11).  O evento contou com a presença do secretário da Cultura do Estado (Secult), Fabiano Piúba, e do vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária da Universidade de Fortaleza, Randal Pompeu. A camerata da Unifor fez uma apresentação de músicas clássicas e populares no início da cerimônia.  

Manuel Pinheiro agradeceu os parceiros, membros e servidores envolvidos na criação do Espaço Cultural e reforçou a importância da cultura e da arte para o povo. “Nós temos o dever de mostrar a todos com os quais nós interagimos como a cultura é essencial para gerar igualdade econômica e social. Parafraseando o grupo Titãs, ‘a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte…”, finalizou. 

O secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, enalteceu a iniciativa do MPCE. “Nós estamos numa casa em que celebramos a cultura como um direito. É uma garantia prevista na Constituição e também um direito humano. A cultura e a arte nos humanizam, ampliam nossas capacidades críticas, inventivas, além de ser um lugar de percepção, de atribuição de sentidos e significados da vida em sociedade”, disse. 

Espaço Cultural 

O Espaço Cultural do Ministério Público do Estado do Ceará é um ponto de encontro e valorização da cultura e da arte cearenses. Tem como propósito fomentar e reconhecer o trabalho de artistas plásticos, músicos, profissionais do teatro, da dança, do audiovisual e de outras linguagens, além de democratizar o acesso da população aos bens culturais.  

Localizado na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará, no Centro Administrativo do Cambeba, em Fortaleza, o Espaço candidata-se a integrar o roteiro de equipamentos culturais da capital cearense, com programa de visitação individual e em grupos de forma totalmente gratuita, além de promover eventos do gênero.  

Partindo da premissa de que o Ministério Público, nas suas atribuições naturais, também se dedica a tutelar a cultura como um direito da população e um deve do Estado, o Espaço Cultural do MPCE cumpre o dever de estimular o fazer artístico e contribui com a disseminação de valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. 

1ª Exposição Temporária 

A primeira exposição temporária do Espaço Cultural também foi aberta nesta sexta-feira (05/11). A mostra “O Ministério Público pela Arte” tem a curadoria de Carlos Macêdo e reúne 20 obras do acervo da Pinacoteca do Estado do Ceará. Um passeio por diversos estilos e técnicas, com destaque para um elenco de artistas cearenses. 

Vejas as obras na página do Espaço Cultural no site do MPCE

Painel “Luzes do Ceará” 

O Espaço Cultural é inaugurado com uma obra comprada por 66 promotores e procuradores de Justiça e doada ao Ministério Público do Estado do Ceará. Trata-se de um painel de marchetaria de 9m de largura e 2,85m de altura, intitulado “Luzes do Ceará, de autoria do artista Silvio Rabelo. A obra foi instalada no foyer da sede da Procuradoria Geral de Justiça, no Cambeba e retrata os diversos ícones da cultura cearense, com expressões da diversidade natural, religiosa, do trabalho e das belezas do Ceará. Os doadores foram representados pelo promotor de Justiça Hugo Porto. “Participar da inauguração do Espaço Cultural do MP representa a realização de um desejo antigo, de ver a nossa instituição cada vez mais com as portas abertas aos saberes, os comportamentos e as expressões do nosso povo. O painel “Luzes do Ceará”, do artista Silvio Rabelo, simboliza e registra, com seu talento e linguagem, os elementos culturais de nós cearenses”, comemorou. 

Ao final da solenidade, os promotores de Justiça Hugo Porto e Danielle Leal fizeram a doação de dez quadros ao acervo do Espaço Cultural. O termo de doação foi assinado também pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, que agradeceu o gesto do casal.  

Veja as fotos do evento na galeria

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br