Cooperação: MPCE e Município de Caucaia ampliam parceria dos Projetos “Educação e Cidadania” e “Um por Todos e Todos por Um”


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP) Élder Ximenes, e o servidor do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP) da Controladoria-Geral da União (CGU) – Regional Ceará, Edilberto Barreto, reuniram-se, na manhã desta terça-feira (14), com o secretário de Educação do Município de Caucaia, Sergio Kobayashi, para tratar da parceria de ampliação dos Projetos “Educação e Cidadania” e o Todos por Um. 

De acordo com Élder Ximenes, na ocasião, houve uma excelente acolhida e receptividade, por parte do secretário de Educação, que assumiu há poucos dias. Este afirmou que já conhecia o material da CGU e que vai aderir totalmente à proposta, dando preferência à versão virtual, fazendo a preparação este ano para início em sala de aula em 2022. Ainda no período da tarde do mesmo dia, o CAODPP remeteu ofício, formalizando, a proposta e demais detalhes, a fim de firmar o fortalecimento da parceria. 

Foram apresentadas as cartilhas educativas do projeto de iniciativa do MPCE “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, em parceria com o programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Maurício de Sousa (Turma da Mônica). O kit é composto pelo manual do professor, caderno do estudante com atividades, revistas em quadrinhos, cartazes, jogos e outros materiais.  

Projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”  

Fruto de parceria do MPCE e as Escolas de Gestão do Ceará – como EGP/SEPLAG, EGPM/APRECE, IPC/TCE, ENAP/SRF e ESMP/PGJ – cujos pedagogos escolheram o material didático da CGU, a iniciativa objetiva alcançar a juventude cearense e prevenir a prática da corrupção. “Temos a certeza de que, com essa parceria e com o engajamento de nossos educadores e alunos, teremos um futuro que tanto almejamos para a nova geração; mais solidária, respeitadora de si, do outro e, desta forma, do que pertence a todos, como o patrimônio público”, ressaltou o promotor Élder Ximenes.  

Foi o estreitamento de laços, em especial entre a CGU e o MPCE, que potencializou a realização. Efetivando um trabalho didático nas escolas cearenses, o “Educação e Cidadania contra a Corrupção” possui um escopo preventivo e de caráter permanente. A meta é ampliá-lo para garantir a sua aplicação em todas as escolas públicas e particulares do Estado. O objetivo é que os municípios adotem a ideia, trazendo estes conteúdos para a programação letiva, façam a formação do corpo docente e incorporem as cartilhas como seu próprio material didático, podendo usar o Termo de Referência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para a impressão. 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br