Cooperação: MPCE, CGU e Sesc ampliam parceria dos Projetos “Educação e Cidadania” e “Um por Todos e Todos por Um”


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP) Élder Ximenes, e o servidor do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP) da Controladoria-Geral da União (CGU) – Regional Ceará, Edilberto Barreto, reuniram-se, no dia 25, com o diretor Regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Henrique Javi, e as gerentes de programação social do Sesc, Ana Carmélia Araújo e Sabrina Veras. A reunião tratou da ampliação dos Projetos “Educação e Cidadania” e o Todos por Um, em parceria com o Sesc. 

De acordo com Élder Ximenes, na ocasião, houve uma excelente receptividade, por parte da diretoria e da equipe de educadoras do Sesc, e os entendimentos para o avanço da parceria prosseguem com um novo encontro, a ser anunciado em breve, para tratar sobre o fortalecimento da parceria, podendo, ao final, haver o emprego, nas escolas do SESC, das cartilhas educativas do projeto de iniciativa do MPCE “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, em parceria com o programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Maurício de Sousa (Turma da Mônica). O kit é composto pelo manual do professor, caderno do estudante com atividades, revistas em quadrinhos, cartazes, jogos e outros materiais. 

PARA TRATAR DO PROSSEGUIMENTO PARA, AO FINAL, HAVER O EMPREGO DAS CARTILHAS EM ESCOLAS DO SESC.

Projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção” 

Fruto de parceria do MPCE e as Escolas de Gestão do Ceará – como EGP/SEPLAG, EGPM/APRECE, IPC/TCE, ENAP/SRF e ESMP/PGJ – cujos pedagogos escolheram o material didático da CGU, a iniciativa objetiva alcançar a juventude cearense e prevenir a prática da corrupção. “Temos a certeza de que, com essa parceria e com o engajamento de nossos educadores e alunos, teremos um futuro que tanto almejamos para a nova geração; mais solidária, respeitadora de si, do outro e, desta forma, do que pertence a todos, como o patrimônio público”, ressaltou o promotor Élder Ximenes. 

Foi o estreitamento de laços, em especial entre a CGU e o MPCE, que potencializou a realização. Efetivando um trabalho didático nas escolas cearenses, o “Educação e Cidadania contra a Corrupção” possui um escopo preventivo e de caráter permanente. A meta é ampliá-lo para garantir a sua aplicação em todas as escolas públicas e particulares do Estado. O objetivo é que os municípios adotem a ideia, trazendo estes conteúdos para a programação letiva, façam a formação do corpo docente e incorporem as cartilhas como seu próprio material didático, podendo usar o Termo de Referência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para a impressão.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br