Novos servidores do MPCE tomam posse nesta segunda (19)


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na manhã desta segunda-feira (19/07), a cerimônia de posse e exercício de dezessete novos servidores. A solenidade aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e empossou cinco analistas ministeriais e doze técnicos ministeriais. A mesa foi composta pelo procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro; pelo secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça; pela secretária de Recursos Humanos, Ana Sudário; e pela diretora de Políticas Institucionais da Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (ASSEMPECE), Audrey Anne Feitosa Petrola.

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, acolheu os novos servidores e ressaltou que eles agora fazem parte de uma instituição comprometida com a transformação social. “As áreas de atuação do Ministério Público são muito amplas e exigem de todos nós compromisso e dedicação para que possamos realizar a missão constitucional que nos foi confiada, não apenas a missão tradicional de apurar a responsabilidade daqueles que cometeram crimes e contravenções, mas, para além disso, ser um instrumento de resgate da cidadania, de promoção dos direitos daqueles que mais precisam”, salientou.  

O secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, deu as boas-vindas aos servidores e enfatizou a importância de os empossados servirem ao público e ouvirem as demandas da população, especialmente das pessoas mais vulneráveis. E a representante da ASSEMPECE, Audrey Petrola, também parabenizou os aprovados e desejou boas-vindas aos novos colegas, destacando o orgulho que sente em fazer parte de uma instituição que é tão cara para a sociedade. Ainda na cerimônia, o servidor Marcos Paulo Miranda Nunes, empossado analista ministerial de Direito, discursou em nome dos aprovados. 

Os novos servidores participarão de um curso de ambientação ao longo desta semana, entre os dias 19 e 23 de junho, no auditório da PGJ. Os analistas ministeriais atuarão na Capital e os técnicos ministeriais serão lotados nas comarcas do interior, após finalização do processo de remoção dos técnicos ministeriais já estáveis. 

Depoimentos 

“O sentimento é de muita gratidão e de conquista de um sonho. Eu sou formada em Direito, me formei em 2019, e esse foi o primeiro concurso depois de formada, embora seja de nível médio, é uma grande conquista”. Eloíza Ferreira Lisboa, técnica ministerial. 

“É uma felicidade muito grande porque é a realização de um sonho, é uma conquista, depois de muita dedicação, muito estudo. Fazer parte de um órgão com representatividade dentro do nosso estado é muito legal e gratificante”. Luiz Otávio Rodrigues de Freitas, analista ministerial de Ciências Contábeis. 

“A expectativa de qualquer pessoa que começa a trabalhar no Ministério Público, seja técnico, analista ou membro é de servir à sociedade, de fazer alguma diferença na vida daqueles que estão precisando da assistência do Ministério Público”. Marcos Paulo Miranda Nunes, analista ministerial de Direito.  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br