MPCE participa do aniversário de três anos da Casa da Mulher Brasileira


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom), vai participar do aniversário de três anos da Casa da Mulher Brasileira. O evento acontece nesta quarta-feira (23/06), das 14h às 17h, e contará com a presença da coordenadora do Nuprom, promotora de Justiça Lucy Antoneli. A transmissão será feita através do canal do Youtube da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

“Nestes três anos de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza, o Ministério Público do Estado do Ceará tem grande participação na implementação e na garantia dos direitos das mulheres”, salienta a promotora de Justiça Lucy Antoneli. Segundo ela, nesse período, o Nuprom atendeu 290 mulheres e instaurou 12 procedimentos para acompanhar a implementação de políticas públicas. Além disso, o Núcleo participou de 44 reuniões sobre temas afetos aos direitos das mulheres, de 146 eventos (como rodas de conversa, palestras, treinamentos e debates), de nove mutirões da Justiça pela Paz em Casa e de 22 reuniões do colegiado gestor da Casa da Mulher Brasileira.

Programação

A comemoração terá a presença de representantes dos órgãos da rede de atendimento às mulheres em situação de violência que atuam na Casa da Mulher Brasileira, dentre outros parceiros. A programação do evento vai contar com boas-vindas, apresentação de vídeo institucional, mesa de abertura com autoridades, apresentação cultural e lançamento da Cartilha Virtual da Casa da Mulher Brasileira e do Relatório de Ações.

Também está prevista a realização de mesa sobre “A importância da Casa da Mulher Brasileira: Avanços e Desafios no Enfrentamento a Violência contra a Mulher” com participação das debatedoras Daciane Barreto, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, e Susan Lucena, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira de São Luís, no estado do Maranhão.

Sobre a Casa da Mulher Brasileira

O equipamento tem como objetivo oferecer atendimento humanizado e integral a mulheres em situação de violência a fim de garantir condições de enfrentamento à violência, empoderamento e autonomia econômica. A Casa da Mulher Brasileira, enquanto espaço inovador e humanizado, integra, em um mesmo local, serviços de referência especializados para todos os tipos de violência contra as mulheres baseadas em gênero, prestando acolhimento e triagem, apoio psicossocial, bem como atendimentos do Ministério Público, da delegacia especializada, do Juizado especializado e da Defensoria Pública.

A estrutura construída prevê uma brinquedoteca para as crianças que acompanham as mulheres em situação de violência ficarem enquanto acontece o atendimento. Há também um alojamento disponível por 48 horas para as mulheres sob risco iminente de morte, com possibilidade de encaminhamento à rede de serviços externos e à central de transportes. O equipamento conta ainda com auditório, recepção, refeitórios e salas de reuniões dentro de cada serviço.

*Com informações da Casa da Mulher Brasileira

SERVIÇO
Aniversário de três anos da Casa da Mulher Brasileira
Data:
23 de junho (quarta-feira).
Horário: das 14h às 17h.
Transmissão: Youtube da SPS

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br