Homenagem: Dia das Mães é comemorado com diversas atrações especiais de servidores no Integra MP


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, realizou, na manhã desta sexta-feira (7) o Integra MP Especial do Dia das Mães, via Microsoft Teams. O encontro foi destinado a membros, servidores, estagiários e terceirizados da instituição, incluindo seus familiares. A programação iniciou com a exibição de um vídeo do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, em homenagem à missão das mulheres ao serem mães e uma reflexão do secretário-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Hugo Mendonça, sobre a sensibilidade maternal da mulher. 

Em sua mensagem em homenagem às mães que fazem parte do Ministério Público, Manuel Pinheiro, reportou-se ao significado da palavra ministério como missão divina e humana. Para ele, ao se desdobrarem para o cumprimento do ministério sagrado e para promoverem a justiça, as mulheres fazem tudo o que podem para cuidar e proteger os direitos da sociedade inteira. “Estas mães merecem toda gratidão porque sabemos que cumprem o Ministério Público com a mesma generosidade com que cumprem o sagrado ministério da maternidade. Deus há de retribuir por tudo de bem que fazem por suas famílias e pelas famílias dos mais vulneráveis. Sintam-se calorosamente abraçadas”, disse. 

Hugo Mendonça homenageou e parabenizou as mães com quem teve e tem o prazer de trabalhar. “Sei que são mães extremamente zelosas. Falar sobre mães é falar sobre a admiração pelas mulheres, com seu toque de beleza nos detalhes, do cuidado, de ser terna com todos os seus afazeres”, observou, ao afirmar que sempre aprende muito sobre o que é sensível e que não pode ver, quando trabalha com mulheres, devido à capacidade de resiliência e de ser multitarefa. “Tenho mulheres como referências, com a capacidade de fazer tudo com excelência: mãe, avó, esposa. Elas são incríveis, excelentes, possuem extremo cuidado com seus pais e são mães espetaculares, mesmo fazendo tudo ao mesmo tempo, agora”, relatou. 

Hugo Mendonça destacou as mães adotivas, e aquelas que exercem o papel materno na vida de seus familiares, mesmo não sendo mães. “Elas têm o mesmo apelo maternal e emocional que a mãe que gestou por nove meses. A maternidade é o segredo entre Deus e a mulher. Isto é uma verdade simbólica e não queira perguntar ao homem como é o amor de mãe, porque dirão apenas exemplos”, entende, ao expressar sua admiração pelas mães que visitam os filhos nas cadeias. “Quantos homens encontramos nas filas de visitação a mulheres presas, sem contar os filhos levados pelas mães? Não encontrei nenhum. Sou pai, tento ser muito presente e tento exercer essa função da melhor maneira possível, mas reconheço a diferença existente no amor de mãe”, reconheceu. 

Em seguida, a assistente social e gerente do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, Juliana Beviláqua, apresentou a exibição do vídeo, elaborado pela Assessoria de Comunicação, sobre o “Projeto #TamoJunto” pronto para acolher todas as mães que precisarem. Ela convidou a analista ministerial e psicóloga Aline Carvalho, colaboradora do projeto, a falar sobre uma proposta de meditação e relaxamento. Segundo Aline Carvalho, as mães precisam praticar estratégias de autocuidado, para não adoecerem. “Uma delas é a meditação, que uma forma de romper um pouco com a loucura do cotidiano e se permitir estabilizar no momento presente. Meditar não é ficar sem pensar em nada, mas focar a mente”, considerou. 

Para a psicóloga, a prática de meditação leva à formação de uma pessoa mais focada com atenção plena, redução de estresse e complementa o tratamento de várias doenças, como: ansiedade, depressão, hiperatividade. Ela exibiu um vídeo sobre o tema baseado no livro “Um momento de meditação”, de Martin Boronson. 

O evento contou com a apresentação musical da técnica ministerial, Marcela Márjore, que cantou e tocou canções de renomados compositores para relembrar bons momentos, como: “Minha felicidade”, de Roberta Campos; “Casinha Branca”, de Gilson; “I Don’t Want To Talk About It”, de Rod Stewart e “Sorte”, de Caetano Veloso e Gal Costa. 

O psicólogo e servidor do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, Rafael Sales, convidou o servidor da Secretaria de Recursos Humanos e educador físico, Régis Boto, que exibiu um vídeo de sua autoria sobre técnicas de exercícios ergonômicos, relaxamento e alongamento no ambiente de trabalho, com movimentos simples, com o intuito de se evitar lesões por esforço repetitivo e doenças circulatórias. 

A psicopedagoga e servidora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, Ana América, divulgou um curso de Gestão Pessoal- Base da Liderança, com dicas de organização pessoal, autoconhecimento, psicologia positiva, ajuda na organização de estratégias para melhorar o dia a dia de quem exerce multitarefas, oferecido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), disponível na página “Gestão por Competências” na intranet. 

Na sequência, a assistente social e analista ministerial, Valdênia Correia, facilitou uma roda de conversas com o tema gerador o que fazemos para mantermos o equilíbrio em meio à pandemia? Conforme disse, em teletrabalho, as mães tiveram que adaptar o espaço doméstico para ser, também, um espaço formal. Isto tem gerado uma carga mental às mulheres nas ações da vida doméstica, ampliando o esforço na dupla jornadas de trabalho. 

Ao provocar a participação do público, ela constatou várias práticas, tais como: a indicação de espiritualidade como grande meio de recuperar o equilíbrio; o exercício da autocompaixão, porque o estresse pode ser causado pelo sentimento de incapacidade; o apoio de uns para com os outros; a prática de esportes, como um catalizador de angústias, bem como a auto-generosidade; o altruísmo como estratégia de bem-estar e leituras. A apresentação foi finalizada com a leitura do conto “Os Brownies”, extraído do livro: Histórias curativas para comportamentos desafiadores, e de um poema da escritora Cora Coralina.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br