Transformação Digital é debatida com membros e servidores do MPCE


A palestra “Transformação Digital” encerrou, nesta sexta-feira (30/04), a programação do evento “Abril Digital 2021”, iniciativa que visa aproximar membros e servidores das novidades tecnológicas e inserir o MP Estadual dentro do novo ecossistema tecnológico do século XXI. O debate foi promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e pelo Laboratório de Inovação (Lino) do MPCE. 

O último dia do evento contou com palestras ministradas pela secretária de Tecnologia da Informação do MPCE, Evelise Braga, e pelo diretor-executivo sênior do Gartner Group, Nei Silverio, que possui mais de 30 anos de experiência nos segmentos de tecnologia da informação, administração, parcerias comerciais e vendas. A mediação foi feita pela coordenadora do Ceaf, promotora de Justiça Luciana de Aquino. 

Na abertura, o coordenador do Lino, promotor de Justiça Haley de Carvalho, contextualizou as mudanças tecnológicas já implementadas no MPCE e as conquistas alcançadas. “Não é só trazer novas ferramentas, utilizar painéis de BI, usar big data, inteligência artificial. É saber como utilizar isso de uma forma inclusiva, trazendo as pessoas para dentro, trazendo nossos servidores e nossos membros para dentro desse processo, e também trazer a sociedade, o cidadão, que é o destinatário”, afirma. 

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, enfatizou a relevância e atualidade do tema da palestra, contribuindo com a formação de membros e servidores. Segundo ele, as ferramentas tecnológicas devem estar cada vez mais à disposição do MP “para que nós possamos ter ganhos de eficiência e que os serviços prestados à coletividade sejam cada vez mais interativos, mais transparentes, mais céleres e é isso que eu acho que nós temos a conseguir”, frisa. 

Ao longo da exposição, Evelise Braga fez o contexto no Brasil, apresentando a linha do tempo do Governo Eletrônico e abordando os desafios da inclusão digital no país e a Lei 14.129/2021, a qual dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital. Ela explicou que essa transformação não é um fim, mas um meio para a mudança, sendo necessário que as pessoas tenham condições de usar essas tecnologias, que precisam ser disruptivas e revolucionárias porque entregam valor. A secretária da Setin complementou que a transformação digital tem que atuar na cultura, com inovação, melhorando os processos e tendo transparência, com segurança e integridade dos dados. Evelise Braga ressaltou, ainda, a importância de práticas e governança. “Nós não temos como realizar a transformação digital sem que tenhamos ferramentas também de gestão, que são muito importantes na hora de execução do programa e dos projetos”, declara.  

Por fim, Nei Silverio relacionou transformação digital, inovação e arte, ressaltando que inovação não é ligar os pontos, mas criar novos pontos. “Nem sempre o que vai ser inovador para uma organização será inovador para outra”, frisou. O palestrante expôs os desafios da transformação digital e as mudanças de cenário, cujas características são a transformação do modelo de negócio, o foco no cliente, a gestão de produtos e a tecnologia habilitando negócios. Entre vários assuntos, Nei apresentou a jornada do Governo Digital, os passos e as barreiras para implementar a transformação digital, o tratamento dos dados como recurso estratégico, bem como os atributos da transformação e da otimização.  

Abril Digital 

Ao longo desta semana, a programação do “Abril Digital” contou com quatro palestras sobre temas variados. Confira na íntegra os quatro eventos:  

26 de abril – “Projeto Cientista Chefe: Ferramentas de Ciências de Dados” 
Gravação: https://bit.ly/3eCNnHC 

27 de abril – “Administração Pública Pós-Humana” 
Gravação: https://youtu.be/_19rV44y2LQ 

29 de abril – “Cidades Inteligentes, E-Governo e Novas Tecnologias: Impactos nas Relações Jurídicas da Sociedade” 
Gravação: https://bit.ly/3u82nnk 

30 de abril – “Transformação Digital” 
Gravação: https://bit.ly/3e4N9K1 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br