MPCE e CNMP promovem Encontro Regional de Segurança Pública com foco em Controle Externo da Atividade Policial nos dias 22 e 23 de abril


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), promove, nos dias 22 e 23 de abril, das 9h às 12h, o I Encontro Regional de Segurança Pública: Controle Externo da Atividade Policial. O evento é gratuito e destinado a integrantes dos Ministérios Públicos de todo o Brasil. As inscrições já estão abertas e o link de acesso será enviado por e-mail. 

O encontro tem como objetivo o contínuo aperfeiçoamento dos membros do Ministério Público na tutela coletiva de Segurança Pública, no exercício do Controle Externo da Atividade Policial. Pela perspectiva do CNMP, o evento representa o primeiro encontro de Segurança Pública, dando sequência a um trabalho que foi sedimentado a partir de uma cartilha sobre o tema, a qual foi publicada, no final de 2020, pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP. “Essa cartilha desenha o que seria a atividade do Ministério Público na tutela, em termos de diretrizes gerais. A ideia é que tenhamos vários encontros regionais com essa proposta de aperfeiçoamento, refinamento, redesenho da atividade do MP no âmbito do controle externo”, explica Alexey Choi Caruncho, promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) e membro auxiliar da Comissão do Sistema Prisional e Controle Externo da Atividade Policial do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP/CNMP). 

Além de Caruncho, também estão entre os palestrantes: André Glitz, promotor de Justiça do (MPPR) e professor da ESMP do Paraná; Antonio Suxberger, promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP); Thiago Pinheiro Corrêa, procurador da República e Chefe da Procuradoria da República no Amazonas; Flávio Augusto Milhomem, promotor de Justiça do MPDFT, professor e escritor e Mauro Fonseca Andrade, promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) com atuação nos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, professor e escritor. 

As inscrições podem ser realizadas pelo link 

Acesse aqui a programação completa! 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br