MPCE incentiva população a destinar Imposto de Renda devido em prol de crianças e adolescentes


Neste momento de enfrentamento da pandemia, gestos de solidariedade se tornam ainda mais necessários. Por isso, mais uma vez, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apoia a campanha promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que incentiva as pessoas a destinarem um percentual do Imposto de Renda (IR) devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O intuito é colaborar com projetos executados por Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O promotor de Justiça Luciano Tonet, titular da 77ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, explica que não é feita uma doação. O que acontece é um redirecionamento de recursos que deixam de ir para os cofres públicos e seguem direto para o financiamento de ações e projetos voltados para crianças e adolescentes. Vale ressaltar que o fundo é gerido pelo Comdica e fiscalizado pelo MPCE e pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). Os projetos financiados com esses recursos são deliberados pelo Conselho, que lança os editais de chamamento público e realiza o acompanhamento da execução e das prestações de contas. “As entidades que foram mais prejudicadas nesta pandemia e que ajudam efetivamente crianças e adolescentes neste período que foi tão difícil vão ter mais apoio financeiro para poder manter as suas atividades”, salienta Luciano Tonet.

Segundo o auditor-fiscal da Receita Federal e superintendente adjunto da 3ª Região, Wilmar Teixeira de Souza, a destinação poderá ser realizada tanto por quem tem imposto a pagar quanto a restituir, sem gerar qualquer ônus financeiro ao contribuinte. O valor destinado diminuirá na mesma proporção do imposto a pagar e para quem tem imposto a restituir, aumentará o valor a ser restituído, corrigido pela Selic. “A entrega da declaração do Imposto de Renda não se resume somente no cumprimento de uma obrigação, mas também poderá proporcionar a realização do direito de destinar parte do imposto a fundos sociais. Sendo assim, trata-se de um momento excepcional para o exercício pleno da cidadania fiscal”, frisa Wilmar Teixeira de Souza.

Além do MPCE, a campanha do Comdica conta com a parceria da Receita Federal e da Câmara Municipal de Fortaleza, bem como é apoiada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

Como colaborar

Para colaborar, no momento de preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o contribuinte deve clicar em doações. Não se esqueça de preencher a declaração como modelo completo. Após clicar em doações, confira se a aba criança e adolescente está aberta e clique em “novo”. Nesse ponto, você seleciona o tipo de fundo, o estado e o município da instituição que receberá parte da destinação. O valor é calculado automaticamente e será abatido do seu IR. Depois, é só imprimir e pagar o documento dentro do prazo.

Neste vídeo, confira o passo a passo para fazer a destinação:

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br