Contribuição de promotores com ofícios na 2ª Vara do Júri de Fortaleza é reconhecida em ranking nacional do CNJ


A contribuição dos promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Alice Iracema e Ricardo Machado, que atuam na 2ª Vara do Júri de Fortaleza, foi reconhecida nacionalmente em levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, a Unidade Judiciária do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) obteve a 3ª colocação geral entre todas as varas no país com competência exclusiva do júri. Os dados consideram as unidades com menor taxa de congestionamento em 2020, ano considerado atípico por conta da pandemia.

Conforme o levantamento, quanto maior a produtividade e menor a taxa de congestionamento, melhor é a posição da vara. Para o promotor de Justiça Ricardo Machado, a posição de destaque conquistada no ranking nacional é fruto de um esforço conjunto. “Esse resultado se deu, a despeito da pandemia que aflige a todos nós, graças a um trabalho coletivo que envolveu desde os juízes da 2ª Vara do Júri de Fortaleza, Antônio Josimar Almeida Alves e Ronald Cavalcante Soares Júnior, aos promotores de Justiça oficiantes na Vara, eu e a promotora de Justiça Alice Iracema. Ainda contamos com o auxílio do também promotor de Justiça Fradique Accioly e outros membros/servidores do MPCE. Ressalto, igualmente, as efetivas contribuições do defensor público Paulo Carmo e servidores da Vara. Todos buscaram conduzir os processos do modo mais célere possível”.

Para Ricardo Machado, o trabalho do Ministério Público foi importante para que o resultado fosse alcançado. “A contribuição do MP, especificamente, consistiu em imprimir celeridade em suas manifestações em processos e inquéritos policiais, bem como com suas permanentes participações nos atos processuais – audiências e sessões de julgamentos -, quer presenciais ou virtuais”, frisou.

A 2ª Vara do Júri de Fortaleza é instalada no Fórum Clóvis Beviláqua, que conta com mais quatro unidades com essa competência.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br