Ministério Público Eleitoral combate compra de votos em Catarina e Fortaleza


O Ministério Público Eleitoral, por intermédio do promotor de Justiça titular da 60ª Zona Eleitoral Igor Caldas Baraúna Rêgo, propôs Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), no dia 15/12/2020, na qual foi requerido e devidamente deferido nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral respectiva, sendo seis em Catarina e três na Capital cearense, mais precisamente nos bairros Cocó e José Bonifácio.  

Para o cumprimento dos referidos mandados de busca e apreensão foi solicitado o auxílio da Polícia Federal, a qual Deflagrou a operação “Tantos” nos municípios de Catarina e Fortaleza, os quais foram cumpridos com êxito, na manhã desta sexta-feira (29). 

Também foi requisitado a instauração de inquérito policial para apurar a prática de captação ilícita de sufrágio, popular “compra de votos”, nas últimas eleições no município de Catarina, o qual se encontra em curso na Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte. As investigações denotam prática de ameaças, propostas de emprego, uso dos cartões do benefício social e de aumento de salário de servidores públicos municipais de Catarina em troca de votos, através de estratégias ilícitas com influência política e uso dos recursos do erário municipal.  

As buscas objetivaram trazer material probatório no interesse da ação. Foram apreendidos computadores, aparelhos celulares e documentos. Não houve prisão. O nome da operação remete a termo utilizado por um dos investigados, que prometia “tantos mil” em troca de votos. 
Com informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Federal

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br