Procuradores de Justiça são empossados em solenidade realizada nesta quarta-feira


Os membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) Francisco Lucídio de Queiroz Júnior e Luis Laércio Fernandes Melo foram empossados como procuradores de Justiça, nesta quarta-feira (16/12), durante a 8ª Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada de forma virtual e transmitida pelo canal do MPCE no Youtube. Anteriormente titular da 15ª Promotoria de Justiça de Caucaia, Francisco Lucídio de Queiroz Júnior foi promovido por merecimento para a 3ª Procuradoria de Justiça, com atuação criminal. Já Luis Laércio Fernandes Melo, até então titular da 49ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, foi promovido por merecimento para a 14ª Procuradoria de Justiça, com atuação cível.

A saudação aos empossados foi feita pelo procurador de Justiça Iran Sírio, que manifestou sentimentos de alegria. “Trata-se de um momento histórico para a instituição que vê recompostos seus quadros de atuação perante o 2º grau de jurisdição, reforçada com a inserção de novos e valorosos membros comprometidos com a causa social e institucional. Momento histórico também na celebração da conquista de cada um dos senhores, nobres procuradores de Justiça, concretizando o objetivo maior de todos os membros desta instituição: acesso ao último degrau da nossa carreira”, enfatiza.

No discurso, o procurador de Justiça Luis Laércio homenageou e agradeceu a familiares e a todos que contribuíram com a trajetória dele. “O Ministério Público tem sido para mim um caminho virtuoso, espaço de conhecimento e lutas e, acima de tudo, de amadurecimento. Nele, aprendi a ter perseverança e acreditar no impossível, aprendi a buscar o entendimento e o diálogo, experimentei o transitório para fortalecer o permanente. Nesse ambiente pude observar que a coragem é essencial para a preservação de nossa independência; que o exemplo que damos dentro da nossa instituição reflete em nossa credibilidade externa. Vinte e cinco anos de vida intensa de promotor de Justiça hoje laureada pelo acesso ao derradeiro degrau de minha vida profissional”, reflete.

O procurador de Justiça Francisco Lucídio discursou, rendendo agradecimentos a Deus, a familiares e a todas as pessoas com quem contou com apoio ao longo da carreira dele. “O Colégio de Procuradores é um sonho, é um desejo, de todo promotor de Justiça. Não tenha dúvidas, todos sonham em um dia chegarem a esse seleto grupo que é o Colégio de Procuradores… E eu cheguei, cheguei aqui com muita luta. São 27 anos de dedicação diária ao Ministério Público”, relata, emocionado, ressaltando que, como servidor público, está na instituição para servir.

O procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro saudou os componentes da mesa virtual, os membros empossados para o Conselho Superior do Ministério Público e os novos procuradores de Justiça. “É uma alegria para mim, uma honra estar presidindo esta sessão, e nela testemunhar a ascensão dos senhores ao cargo mais alto da carreira do Ministério Público que vem coroar uma história de trabalho, de luta pelas boas causas da instituição e da sociedade”, declara, homenageando, de forma muito calorosa, os procuradores de Justiça Francisco Lucídio de Queiroz Junior e Luis Laércio Fernandes Melo.

A solenidade contou, ainda, com fala do presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Aureliano Rebouças. Na mesma cerimônia, também aconteceu a posse dos novos membros do Conselho Superior do Ministério Público José Wilson Sales Júnior, Alcides Jorge Evangelista Ferreira, Miguel Ângelo de Carvalho Pinheiro, Ângela Maria Góis do Amaral Albuquerque Leite e Maria de Fátima Pereira Valente.

Compuseram a mesa solene virtual o procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas; a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; o procurador-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Rodrigo Martiniano Ayres Lins, representando o Poder Legislativo do Estado do Ceará; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, representando o Poder Judiciário do Estado do Ceará; a vice-procuradora-geral de Justiça, Ângela Gondim; o procurador de Justiça e corregedor-geral, Pedro Casimiro; a procuradora de Justiça e ouvidora-geral, Isabel Pôrto; a secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França; a defensora pública do Estado do Ceará, Flávia Maria de Andrade Lima, representando a defensora pública geral, Elizabeth das Chagas Sousa; o promotor de Justiça e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público, Plácido Rios; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Luciana de Aquino; o promotor de Justiça e presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Aureliano Rebouças; a promotora de Justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Flávia Unneberg; e os promotores de Justiça e empossandos no cargo de procurador de Justiça Francisco Lucídio de Queiroz Júnior e Luís Laércio Fernandes Melo.

Confira a transmissão da cerimônia na íntegra.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br