CEAF e Laboratório de Inovação promovem palestras sobre Visual Law e as ferramentas ágeis de apresentação do Direito


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Laboratório de Inovação (Lino), realiza no dia 3 de dezembro, às 10h, o evento on-line “Visual Law e as ferramentas ágeis de apresentação do Direito”, aberto ao público em geral e com acessibilidade em libras. O encontro, que será transmitido pelo canal do MPCE no YouTube, contará com palestras da mestre em Direito e gestora de Inovação Jurídica do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris), Mariana Zonari, e do mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Fábio Cendão. Serão debatedores os promotores de Justiça coordenadores do Lino: Hugo Porto, André Clark e Haley de Carvalho Filho. 

O visual law é uma forma de descomplicar a linguagem jurídica, proporcionando uma compreensão mais rápida e objetiva das informações. Desta forma, ele pode se aplicar em qualquer âmbito em que ocorra comunicação entre duas partes. Como exemplo, podemos citar: comunicações entre advogados e clientes, contratos, petições, comunicados oficiais e legislação. A utilização do visual law pressupõe ideação, planejamento, metodologias de trabalho. Envolve conhecimentos multidisciplinares, como direito, design, tecnologia, comportamento, entre outros.  Assim, por meio de imagens, elementos gráficos e organização de informações, os projetos de visual law facilitam a compreensão do Direito. 

Os palestrantes 

Mariana Zonari é advogada, professora e empreendedora. Entusiasta do ecossistema de startups e da inovação jurídica no Estado. Mestre em Direito e especialista em Direito Empresarial, com formação executiva pelo Insper em Direito para Startups, Contratos de Tecnologia e Privacidade e Proteção de Dados. Alumni da Hague Academy of International Law. Coordenadora do setor de Startups e Direito Digital no Albuquerque Pinto Advogados Fortaleza. Gestora de Inovação Jurídica do Íris (Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará). Co-Founder da MUVON – Escola de Direito e Inovação. Chief Legal Officer (CLO) da fintech Pag.aí. Legal Growth Hacker. Legal Designer. Mentora jurídica de diversos Hubs de Inovação do Estado do Ceará. Autora de livro na área de direito internacional, com diversos artigos nas áreas de Relações Internacionais, Direito, Tecnologia e Inovação. 

Fábio Cendão é sócio do Fcmlaw, escritório especializado em assessoria jurídica para o ecossistema de startups. Foi um dos representantes brasileiros de 2018 do Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI), programa do US Department of State para potencializar empreendimentos da América Latina e Caribe. Criador do Canvas Jurídico para Startups e sócio fundador da Legalhack, empresa focada em projetos de inovação, design e tecnologia na área jurídica. É mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI. 

SERVIÇO: 
Data: 3 de dezembro de 2020 (quinta-feira) 
Horário: 10h 
Acessohttps://www.youtube.com/MinisterioPublicoCE 
Público-alvo: aberto ao público 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br