Após pedido do MP Eleitoral, Justiça multa candidatos à Prefeitura de Ipueiras por continuarem a promover atos com aglomerações


A Justiça multou, nessa segunda-feira (02/11), em R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), cada um dos candidatos a prefeito e vice-prefeito, Raimundo Sampaio (Neném do Cazuza) e Renya Martins (Renya do Benedito), da Coligação “Seguindo em frente por amor a Ipueiras”, por continuarem a promover atos com aglomerações que desrespeitaram as normas sanitárias vigentes no Estado. Em decisão anterior, a Justiça havia acatado pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e determinou que os citados se abstivessem de promover eventos em desconformidade com os protocolos sanitários. Com o descumprimento da decisão, a Justiça aumentou o valor da multa para R$ 100 mil em caso de novas irregularidades e oficiou a Polícia Federal para apuração do crime de desobediência eleitoral, tipificado no artigo 347 do Código Eleitoral.

Na decisão da Justiça, a qual acatou o pedido do MPE, os candidatos deveriam comunicar, com até 72 horas de antecedência, à Justiça Eleitoral, ao Comando da Polícia Militar e à Vigilância Sanitária de Ipueiras, o local, horário e data dos próximos eventos, bem como deveriam indicar quais veículos com aparelhagem de som seriam utilizados para a devida fiscalização.

O MPE, por meio da Promotoria da 40ª Zona Eleitoral, entrou com pedido incidental na Ação Eleitoral em virtude de, no 24 de outubro deste ano, a Coligação “Seguindo em frente por amor a Ipueiras” ter promovido um evento denominado “Papo Jovem”, que contou com a presença dos postulantes ao Poder Executivo Municipal. No ato, registrado por meio de fotos e vídeos, observou-se a falta de distanciamento social e ausência do uso de máscaras por alguns dos presentes, inclusive dos candidatos à Prefeitura.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br