Operação ‘Erasta’ prende preventivamente “guru” acusado de prática de crimes sexuais


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC) e do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV), com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio do Departamento Técnico Operacional (DTO), deflagrou na manhã desta terça-feira (29/09) a Operação ‘Erasta’. Referida operação teve por objetivo cumprir mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em desfavor de Pedro Ícaro de Medeiros, acusado da prática de crimes sexuais em desfavor e duas vítimas adolescentes. 

A ação cumpriu ordens de busca e apreensão pessoais e residenciais em três endereços, em Fortaleza. Os mandados foram expedidos pelo juízo da 12ª Vara Criminal de Fortaleza. A investigação do MPCE ficou a cargo do Núcleo de Investigação Criminal e contou com a colaboração do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV). 

Partindo de várias análises das publicações com a hashtag #exposedfortal, o Ministério Público lançou duas campanhas convocando as vítimas de crimes sexuais no Estado do Ceará. Neste contexto compareceram as vítimas, cuja qualificação (nomes e identificação) permanece em sigilo, por força de lei, culminando com a individualização do senhor Pedro Ícaro de Medeiros, como autor de crimes sexuais em desfavor das mesmas. 

O investigado ficou nacionalmente conhecido ao ser denunciado por várias vítimas que com ele conviviam na “Comunidade Afago”, e ter sido alvo de reportagem do Programa da rede Globo, Fantástico. 

O nome da operação faz referência aos conceitos da pederastia da antiga Grécia, em que Erasta era o homem com mais de trinta anos que se relacionava com jovens, visando refinar-lhes a educação.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br