Lançamento online da Revista Acadêmica da ESMP acontece nesta quarta-feira (16)


A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) promovem o lançamento da 11ª edição da Revista Acadêmica da ESMP na próxima quarta-feira (16), às 16h. Em razão da pandemia da Covid-19, o evento será online e aberto ao público, por meio da plataforma Microsoft Teams.

Estarão presentes o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro; a vice-procuradora-geral de Justiça, Ângela Gondim; o diretor da ESMP, promotor de Justiça Plácido Barroso Rios; o editor-chefe da Revista Acadêmica, promotor de Justiça Eneas Romero; e o parecerista convidado, Antonio Suxberger.

Na ocasião, haverá apresentação do articulista Gleidson Sobreira, analista ministerial de tecnologia da informação do Ministério Público do Ceará e autor do artigo “Blockchain: tendências no mercado e oportunidades de aplicação para a segurança de dados e ativos digitais em unidades de combate ao crime”; e de Flávio Augusto Maretti Sgrilli Siqueira, pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos, e Júlia Gmeiner Caminhag Lopes, advogada pós-graduanda em Direito Ambiental e Urbanístico na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, ambos autores do artigo “Da coculpabilidade à coculpabilidade às avessas: as duas faces do princípio da igualdade no Direito Penal”.  

Revista Acadêmica  

A 11ª edição da Revista Acadêmica da ESMP reúne 12 artigos, sendo quatro articulistas estrangeiros. O promotor de Justiça Plácido Rios pontua que a nova edição também traz inovações na versão eletrônica. “Nossa revista vem avançando a cada semestre, fruto da dedicação e trabalho de todos que já estiveram nesta caminhada, aos quais somos muito gratos. Sintam-se convidados a desfrutar de uma rica e envolvente leitura”, celebra. 

A primeira revista da ESMP foi publicada em 1976. Conforme o Editorial da novíssima edição, a publicação conta com um conselho editorial próprio, revisão cega por pares (double blind review), renomado corpo de pareceristas, rígidas regras para submissão de artigos, além do respeito aos critérios da exogenia e endogenia em todas as edições.  

Serviço – Lançamento Online
Quando: 16/09, às 16h
Link de Acesso ao Teams: https://bit.ly/2Zr4bKP

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br