ESMP publica Revista Acadêmica do semestre 2020.1


Cumprindo a missão de promover a difusão do conhecimento jurídico de forma democrática e plural, a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) publicou, nesta quarta-feira (26), a Revista Acadêmica do semestre 2020.1. Devido à pandemia, esta Edição será veiculada apenas em sua versão eletrônica.  

A primeira revista da ESMP foi publicada em 1976, e muito se avançou desde então. “Hoje, a publicação conta com um conselho editorial próprio, revisão cega por pares (double blind review), renomado corpo de pareceristas, rígidas regras para submissão de artigos, além do respeito aos critérios da exogenia e endogenia em todas as edições, predicados que nos levam a acreditar que, muito em breve, ela contará com o merecido reconhecimento e qualificação da Qualis/Capes em sua primeira avaliação como periódico científico”, consta no Editoral da novíssima edição.  

De acordo com o diretor da Escola, promotor de Justiça Plácido Rios, a primeira publicação do ano conta com inovações na versão eletrônica, além do mesmo rigor científico. “Nossa revista vem avançando a cada semestre, fruto da dedicação e trabalho de todos que já estiveram nesta caminhada, aos quais somos muito gratos. Sintam-se convidados a desfrutar de uma rica e envolvente leitura”, comemora.  

O documento reúne 12 artigos, sendo quatro articulistas estrangeiros, o que proporciona uma visão globalizada e sistêmica do direito. O promotor de Justiça Eneas Romero, é o único membro do MPCE com artigo selecionado pelo Conselho Editorial. Ele aborda em seu texto, o caso Görgülü, de 2004, na Alemanha, quando um pai questionou a adoção de seu filho por outra pessoa após descobrir a paternidade. O indivíduo perdeu nacionalmente, mas ganhou na Corte Européia. Romero trata da importância deste caso para o sistema europeu de direitos humanos, assim como seus reflexos para o sistema interamericano. 

Acesse a edição 2020.1 da Revista Acadêmica

Acesse todas as edições da Revista Acadêmica

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br