Lino: Laboratório de Inovação do MPCE é apresentado em videoconferência


O Laboratório de Inovação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi apresentado em videoconferência realizada na manhã desta terça-feira (18/08). O evento contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; dos coordenadores do Laboratório de Inovação, promotores de Justiça André Clark, Haley de Carvalho e Hugo Porto; e de Daniel Lima Ribeiro, promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e coordenador do Inova, Laboratório de Inovação do MPRJ, apontado como exemplo de sucesso pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Na abertura, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, manifestou o total e irrestrito apoio da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) ao Laboratório de Inovação, salientando que a iniciativa trata de olhar para o futuro e buscar soluções. “Nós seremos capazes de, num prazo razoável, entregar à sociedade um MPCE sendo capaz de resolver as demandas que são colocadas com mais eficiência e com um tempo mais reduzido”, frisou.

Em seguida, o promotor de Justiça Haley de Carvalho divulgou o resultado do concurso para escolher o novo nome do Laboratório. “Lino” foi a proposta selecionada, sugerida pela servidora da 43ª Procuradoria de Justiça, Juliana Falcão. “O Lino tem o formato de uma lâmpada, passando a mensagem de que todos nós, membros e servidores, podemos contribuir com ideias para a mudança que queremos fazer dentro do Ministério Público do Estado do Ceará”, detalhou. Contextualizando as experiências de inovação tecnológica no MPCE e o surgimento do Lino, Haley de Carvalho ressaltou a receptividade e a capacidade de adaptação de membros e servidores. “Com a chegada do Lino, a gente quer trazer mais ideias inovadoras e o uso de outras tecnologias, principalmente novas metodologias, procurando trazer um sentimento de mudança, de pertencimento e uma nova forma de pensar e produzir dentro do Ministério Público”, enfatizou.

Debatendo o conceito e o porquê da inovação, o promotor de Justiça Hugo Porto explicou que inovar exige a convergência de pessoas, processos e tecnologias. Assim, segundo ele, o Lino nasce com a ideia de ser um espaço experimental de diálogo com todos os setores internos do MPCE e com parceiros externos, de forma a avançar para se tornar locus de convergência que entregue um bom serviço ao cidadão. Hugo Porto destacou ainda as formas de atuação do MPCE: “Nós devemos ser reativos, preventivos e preditivos. E para sermos preditivos precisamos de instrumentos, de tecnologias, que nos amparem. Por isso que a proposta do Lino é trabalhar em pelo menos dois grandes eixos: o da transformação digital e o da transformação cultural”, afirmou.

André Clark abordou os projetos já iniciados pela equipe do Lino, a exemplo do suporte com dados aos órgãos de investigação e à atuação finalística da área criminal e cível do MPCE, de forma a incrementar índices e desenvolver soluções que auxiliem o trabalho do Ministério Público. Além disso, o promotor convidou o público interno a apresentar demandas para melhor exercer a atuação ministerial. “É importante a gente saber do que estão precisando, o que é importante e relevante, para a gente arranjar solução. Esse é o nosso papel”, pontuou.

O convidado Daniel Lima Ribeiro, membro do MPRJ, compartilhou com os participantes a experiência após um ano desde a criação do Inova, Laboratório de Inovação do MP do Rio de Janeiro. Segundo ele, a inovação é uma agenda imprescindível para o MP brasileiro, mas às vezes a rotina pode dificultar novas visões, por isso a importância de os laboratórios de inovação repensarem e tentarem novas abordagens. Na oportunidade, o coordenador do Inova manifestou a felicidade em ver que a inovação é uma agenda estratégica para o MP do Ceará. “É uma alegria enorme participar deste evento do nascimento de mais um laboratório de inovação do Ministério Público brasileiro. É um movimento que vem acontecendo e que promete muitos resultados”, declarou.

Membros e servidores do MPCE podem conhecer melhor o trabalho realizado pelo Lino visitando a sala do Laboratório de Inovação localizada no primeiro andar do prédio da PGJ. A troca de ideias com os coordenadores do Lino também pode ser feita através do e-mail lino@mpce.mp.br.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br