MPCE presta atendimento a vítimas de crimes sexuais em Ocara


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) encorajou jovens do município de Ocara a registrarem denúncias de crimes sexuais. Por meio de atuação conjunta da Promotoria de Justiça de Ocara e do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV), o MPCE participou de sensibilização com as vítimas no caso “Exposed Ocara” e contou com o apoio de representantes do Centro de Referência e Apoio às Vítimas de Violência (CRAVV), órgão ligado à Secretaria de Proteção Social (SPS) do Governo do Estado. A convite do promotor de Justiça de Ocara, Antônio Forte, a promotora de Justiça e coordenadora do Nuavv, Joseana França, e a equipe do Núcleo visitaram o município na última terça-feira (11/08).

O promotor de Justiça Antônio Forte pontuou que as vítimas foram visitadas e, na ocasião, foi enfatizada a necessidade de formalização das denúncias para que os abusadores sejam devidamente punidos. O MPCE já havia realizado acolhimento com o núcleo familiar de vítimas de crimes sexuais, em julho, ocasião em que estudantes enviaram denúncia para a Promotoria de Ocara e foram trazidas à Fortaleza para atendimento na sede do NUAVV. Lá, foi explicada a importância de denunciar os crimes de natureza sexual a fim de coibir práticas futuras e efetivamente responsabilizar o abusador. Também foram colhidas as demandas de cunho social e psicológico. A iniciativa se deu após a ampla divulgação da campanha promovida pelo MPCE “#dignidadesexual”, que encorajou estudantes da cidade a apresentarem denúncias ao Ministério Público.

Diante disso, a Promotoria de Justiça de Ocara solicitou ao Nuavv um trabalho de sensibilização com jovens da cidade, com o intuito de fortalecê-las não só para fins da responsabilização penal do abusador, como também para proporcionar atendimento psicossocial oferecido pela equipe multidisciplinar do Nuavv e do CRAVV. Assim, a equipe se deslocou até o município e atendeu a vítimas de forma domiciliar.

Serviço:

As denúncias relacionadas aos crimes sexuais podem ser feitas através do e-mail: dignidadesexual@mpce.mp.br. Os telefones para contato são: (85) 3218-7630 e (85) 98563-4067.

O trabalho de acolhimento às vítimas de violência desempenhado pelo NUAVV é realizado no prédio das Promotorias Criminais do MPCE que fica localizado na Av. Coronel Philomeno Gomes, nº 222, bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br