Núcleo de Inovação e Projetos Especiais do MPCE busca parcerias para desenvolver atividades


Reunião remota com presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, e professor Vasco Furtado.

A coordenação do Núcleo de Inovação e Projetos Especiais do MPCE, formada pelos promotores de Justiça André Clark, Haley Filho e Hugo Porto, e pela analista de TI, Ana Lisse Assunção, continua o diálogo propositivo com diversas entidades e instituições a fim de prospectar projetos e conhecer experiências exitosas na área. Nesta terça-feira (21), o grupo se reuniu remotamente com o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno. O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, também participou do encontro e apontou a importância das parcerias com as agências de fomento para fortalecer o trabalho do Núcleo no âmbito do Ministério Público.

Tarcísio Pequeno apresentou o programa “Cientista Chefe”, criado na atual gestão da Funcap, que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população. Cada equipe é coordenada por um cientista chefe, definido segundo critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível (segundo a classificação realizada pela Capes para especificar os cursos de excelência em todo o país) de instituições cearenses. Atualmente, o projeto também está beneficiando iniciativas do Sistema de Justiça.

Na oportunidade, o professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza, também integrou o encontro virtual para compartilhar experiências de estudos, especialmente nas áreas de Segurança Pública e Cidades Inteligentes. Durante a reunião, os debatedores discutiram possibilidades de parcerias e colaboração entre o MPCE, a Funcap e grupos de pesquisadores vinculados a instituições de ensino do Estado.

Experiências exitosas

Na última sexta-feira (17/07), foi a vez de conhecer mais detalhadamente a experiência do Inova, laboratório de inovação do Ministério Público do Rio de Janeiro. Em reunião pela plataforma Microsoft Teams, a equipe do Núcleo de Inovação e Projetos Especiais do MPCE trocou ideias com o promotor de Justiça, Daniel Lima Ribeiro, coordenador do Inova, e com o economista e colaborador do laboratório, Breno Gouvêa. O objetivo do encontro foi conhecer a metodologia de trabalho, fluxo das atividades e meios de captação de recursos externos.

Atualmente, o Inova do MPRJ é apontado como um exemplo de sucesso pelo próprio Conselho Nacional do Ministério Público. Em resolução publicada em abril de 2020, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), Valter Shuenquener, propõe a concepção do Laboratório de Inovação, Unidade e Desenvolvimento do CNMP (Inova/CNMP), citando como modelo a ser seguido a experiência do MP do Rio de Janeiro.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br