Procuradora de Justiça Vanja Fontenele é empossada como membro do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça


O Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) empossou, durante a 4ª Sessão Solene, realizada virtualmente na manhã desta quarta-feira (8), a procuradora de justiça, Vanja Fontenele Pontes, como membro do Órgão Especial do CPJ, para o mandato 2020/2021, em substituição ao procurador de justiça Marcos Tibério Castelo Aires, afastado para concorrer a cargo eletivo. 

A solene mesa virtual foi composta pelo procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas; pelo procurador de justiça e corregedor-geral do Ministério Público do Estado do Ceará, Pedro Casimiro Campos de Oliveira; pela procuradora de justiça e ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Ceará, Vera Maria Fernandes Ferraz; pelo promotor de justiça e 2º vice-presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Herbet Gonçalves Santos, representando o presidente da ACMP, Aureliano Rebouças Júnior; e pela promotora de justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Flávia Soares Unneberg, a qual procedeu a leitura do Termo de Posse e Exercício no cargo. 

Após o juramento de Vanja Fontenele, o representante da ACMP, Herbet Gonçalves a parabenizou, desejando-lhe muito sucesso, numa carreira marcada por muitos serviços prestados ao MPCE. “A Dra. Vanja orgulha muito a ACMP e a todos os membros do Ministério Público. Além de ser uma procuradora de justiça muito respeitada, é um exemplo de atuação a ser seguido. Fica o desejo de um próspero mandato e que Deus abençoe a sua carreira digna, competente e honesta”, declarou. 

Emocionada, Vanja Fontenele agradeceu às palavras do vice-presidente da ACMP e afirmou retornar ao referido órgão colegiado pela segunda vez. “É uma honra e uma responsabilidade muito grande, por substituir o trabalho destacado de Marcos Tibério, que nos representa muito bem em tudo o que abraça. Os desafios estão postos para serem vencidos e eu sou uma pessoa de responsabilidade. Quando também abraço uma causa, eu me empenho nela de corpo e alma, portanto, estou feliz de retornar e poder servir a minha instituição e à sociedade para a qual trabalho. A solenidade virtual exige que reduzamos nossas palavras. Além de uma honra muito grande, é uma responsabilidade, por discutirmos assuntos de grande relevância para o Ministério Público e para a sociedade que espera muito de nós”, reforçou. 

Com a palavra, o procurador-geral de justiça, Manuel Pinheiro Freitas, lembrou estarmos vivendo um momento muito diferente e delicado na vida funcional ao estarmos isolados em ocasiões tão marcantes da carreira como posses e promoções. “Estamos sentindo a falta de uns dos outros e de podermos celebrar, presencialmente, esses momentos e este é mais um destes episódios da vida funcional que faremos o possível para, depois, sermos capazes de reviver de forma presencial”, ponderou. 

Ele destacou que Vanja Fontenele é uma das pessoas humanas, para além de membro do Ministério Público, da mais alta competência e dedicação. “É um ser humano de características muito especiais e todos que tenham o privilégio do seu convívio guardam sempre dela as melhores impressões, pois tudo o que ela faz, devota muito amor, muito carinho, muito zelo e eu tenho a certeza absoluta de que, no desempenho das funções de membro deste Órgão Especial, Vanja seguirá nessa mesma trilha, abrilhantando as sessões deste órgão colegiado. Quero, numa breve saudação, desejar boa sorte, que Vanja seja muito bem acolhida com carinho por todos os demais membros”, ressaltou. 

Segundo Manuel Pinheiro, ainda não é preciso informar a duração do período de afastamento do procurador de justiça Marcos Tibério, “que também é uma pessoa da nossa estima e um membro muito valoroso do MPCE, para a disputa de cargo eletivo”, observou. Porém, independentemente disso, considerou que em sendo breve ou longa a passagem de Vanja Fontenele pela composição do Órgão Especial, “temos certeza de que será uma passagem marcante, como também foi marcante sua passagem por cada um dos órgãos do MPCE que a senhora esteve à frente”, elogiou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br