Vidas Preservadas promove live sobre direitos das pessoas com deficiência durante a pandemia


Dando continuidade às lives promovidas durante a pandemia, o Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realiza na quarta-feira (17/06), às 16h, palestra online sobre o tema “A primeira experiência da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência diante de uma pandemia”. O evento, que conta com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), terá como convidada a médica fisiatra Izabel de Loureiro Maior. A transmissão ocorrerá no canal do MPCE no Youtube.

A convidada da live desta quarta é professora aposentada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Izabel de Loureiro também integra o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência no Rio de Janeiro, tendo participado da elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na Organização das Nações Unidas (ONU). A médica, que ainda ocupou o cargo de secretária nacional da Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Secretaria de Direitos Humanos, de 2002 a 2010, teve seu “trabalho por um continente inclusivo” reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 2010, sendo também agraciada pela ONU, em 2012, pela gestão de acessibilidade durante a Conferência Rio+20. 

Desde o início do isolamento social, o Programa Vidas Preservadas já promoveu oito lives com os seguintes temas: “O que você pode fazer pela sua saúde mental” (8 de abril); “Primeiros Cuidados Psicológicos em tempos de quarentena” (9 de abril); “Atividades Corporais Holísticas para controle da ansiedade” (22 de abril); “Violência Doméstica: a trajetória de luta de uma sobrevivente” (30 de abril); “Um Bate-Papo sobre Depressão” (12 de maio); “Racismo e seus impactos na subjetividade humana e nas relações interpessoais” (20 de maio); “Negociação em Crise Suicida” (26 de maio); e “Feminicídio: um crime previsível” (8 de junho). 

SERVIÇO: 
Live – A primeira experiência da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência diante de uma pandemia 
Data: 17 de junho de 2020 (quarta-feira) 
Horário: 16h  
Acesso: Canal do MPCE no Youtube  

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br