Membros e servidores do MPCE mantêm produtividade durante teletrabalho


Membro do MPCE utilizando o SAJ-MP durante teletrabalho

Nos primeiros dias de teletrabalho, membros e servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) registraram 3.420 peticionamentos no Sistema de Automação da Justiça (SAJ-MP). O balanço se refere ao período entre 23 e 25 de março, sendo 1.083 na segunda, 1.481 na terça e 856 na quarta, em pleno feriado estadual. Esse desempenho comprova o esforço de todos que integram o MPCE a fim de garantir a atuação essencial da instituição, mesmo em momentos atípicos.

Vale ressaltar que o quantitativo não altera tanto se comparado ao período habitual de funcionamento, quando membros e servidores trabalham conectados à rede local do MPCE. Por exemplo, em 16 e 17 de março, quando a instituição ainda não estava em regime de teletrabalho, foram registrados, respectivamente, 1.609 e 2.037 peticionamentos no SAJ-MP. Isso demonstra que membros e servidores têm alcançado uma excelente produtividade durante o período de trabalho remoto, mesmo em condições adversas e com mais variáveis.

O secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de Justiça Hugo Mendonça, ressalta o número de peticionamentos realizados, embora em uma situação excepcional. “Considerando que os prazos processuais estão suspensos, atendendo à convicção de que muita gente não conseguiu trabalhar normalmente na segunda-feira e tendo em vista, por fim, que a natural dificuldade de uma nova rotina gera indiscutível diminuição na produtividade, achei o número de peticionamentos excelente. De agora em diante, tudo tende a se normalizar no que tange ao uso do SAJ-MP”, destaca Hugo Mendonça.

Para viabilizar o funcionamento da instituição em regime de teletrabalho, a Administração Superior adotou como medidas a ampliação do acesso ao SAJ-MP fora do ambiente do MPCE, de forma que a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do MPCE (Setin) pudesse auxiliar a instalação do sistema em dispositivos externos e monitorar a performance e o número de peticionamentos. A Setin também solicitou à Softplan, empresa que administra o SAJ, mais dois servidores (equipamentos onde o sistema é processado) para atender as demandas do teletrabalho. Além disso, membros e servidores também contam com o suporte da Central do SAJ.

Sobre o SAJ-MP

O Sistema de Automação da Justiça (SAJ) foi implantado no MPCE com o objetivo de fazer a transformação digital da gestão de processos e procedimentos relacionados à área-fim dos órgãos de execução, administração e auxiliares. O processo de implantação em todas as comarcas do MPCE foi concluído em outubro de 2019, após 1 ano e 3 meses de projeto. Assim, todos os órgãos de execução estão integrados ao SAJ-MP, o que impacta em agilidade dos processos, transparência e economia de papel.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br