Representantes de cartórios de Fortaleza participam de treinamento sobre utilização do SAJ-MP


Representantes de cartórios participam de treinamento na Escola Superior do Ministério PúblicoRepresentantes de cartórios de Fortaleza participaram, na manhã desta segunda-feira (27/01), do treinamento sobre a utilização do Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público do Ceará (SAJ-MPCE). A capacitação, que ocorreu na Escola Superior do Ministério Público (ESMP) de Fortaleza, foi uma iniciativa do Núcleo Permanente para a Gestão e Priorização das Soluções de Tecnologia da Informação para a Área Fim (Nusaf) e da Softplan, empresa desenvolvedora do SAJ-MP.

O treinamento serviu para que os funcionários dos cartórios se ambientassem com o novo modelo de envio das habilitações de casamento ao Ministério Público do Ceará. Se antes os órgãos tinham que encaminhar fisicamente os documentos para a Secretaria Executiva das Promotorias de Família, Sucessões e Registros Públicos do MP Cearense, agora o envio será feito de forma eletrônica, diretamente pelo SAJ-MP. “Essa nova funcionalidade possibilita também que nós, promotores, que emitíamos pareceres físicos, a partir de hoje, possamos emitir pareceres de forma eletrônica”, além disso, “teremos economia de tempo na análise dos documentos das Habilitações de Casamentos, melhor transparência na distribuição q será automática, dentre outros benefícios”, explica a promotora de Justiça Ana Bastos, que integra o Nusaf.

Para o facilitador do treinamento e coordenador de Suporte a Sistemas da Softplan, Paulo Afonso Aragão, a mudança possibilitará uma economia de tempo tanto para os cartórios quanto para o Ministério Público. “Se antes os funcionários do cartório tinham que levar vários papeis lá pro Fórum, para que fosse gerada a digitalização, agora eles já vão mandar os documentos digitalizados, podendo, inclusive, já fazer um cadastro prévio”, detalha.

A funcionária do Cartório Cavalcanti Filho, Lane Braga, acredita que a nova funcionalidade possibilitará ainda uma diminuição do tempo de espera pelos pareceres. Ela aproveitou para parabenizar o Ministério Público pela realização do treinamento. “Se a gente não tivesse essa capacitação, como iríamos utilizar o novo sistema no cartório em que trabalhamos? Então, tenho certeza que esse treinamento é um ponto chave no que diz respeito ao nosso aprendizado sobre a utilização do SAJ”, finaliza.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br