Empossados novos corregedor-geral, membros do Órgão Especial e do Conselho Superior e procuradoras de Justiça


O Colégio de Procuradores de Justiça empossou, nesta quarta-feira (18/12), o novo corregedor-geral, a nova composição do Órgão Especial e do Conselho Superior do Ministério Público, bem como as novas procuradoras de Justiça. A solenidade de posse aconteceu durante a 5ª Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).  

Compuseram a mesa solene a procuradora de Justiça decana e presidente do Colégio de Procuradores de Justiça em exercício, Francisca Idelária Pinheiro Linhares; a desembargadora de Justiça Vera Lucia Correia Lima, representando a presidência do Tribunal de Justiça do Ceará; o procurador de Justiça e corregedor-geral, José Wilson Sales Júnior; a procuradora de Justiça e ouvidora-geral, Vera Maria Fernandes Ferraz; o promotor de Justiça e presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Aureliano Rebouças Júnior; e a promotora de Justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Sandra Viana Pinheiro.  

Corregedor-geral 

O procurador de Justiça Pedro Casimiro Campos de Oliveira foi empossado no cargo de corregedor-geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), para o mandato 2020/2021, com exercício a partir do dia 1º de janeiro de 2020. Em seu discurso, ele relatou a experiência profissional dele e ressaltou o papel do MPCE e da Corregedoria. “Eu venho para fazer o trabalho que o corregedor deve fazer. Está lá no artigo 50 da nossa Lei Orgânica e na lei nacional, que é fiscalizar e orientar os colegas. Essa é a grande missão que eu tenho hoje”, declarou. Ele mencionou, ainda, também ter como objetivo ajudar no avanço da modernização do MP.  

Saudando os presentes e agradecendo à equipe da Corregedoria, o procurador de Justiça José Wilson Sales Júnior destacou a importância da atuação da Corregedoria, considerando-a uma das funções mais nobres do MP. “São 35 anos de Ministério Público que eu tenho. Os últimos quatro como corregedor. No exercício dessa profissão, muitas são as atividades que a gente tem que desenvolver. São centenas de correições e inspeções realizadas, viagens e adoção de algumas políticas dentro da administração geral do Ministério Público. Às vezes, somos incompreendidos no exercício dessa função, mas assim tem que ser. Alguém tem que fazer”, narrou. 

Órgão Especial 

A solenidade contou com a cerimônia de posse dos membros do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça para o biênio 2020/2021. Na condição de membros mais antigos, foram empossados os procuradores de Justiça presentes: Francisca Idelária Pinheiro Linhares, José Maurício Carneiro, Sheila Cavalcante Pitombeira, Maria Neves Feitosa Campos, Maria Magnólia Barbosa da Silva, Marcos Tibério Castelo Aires e Lúcia Maria Bezerra Gurgel.  

Na condição de membros eleitos a compor o Órgão Especial, foram empossados os procuradores de Justiça presentes na cerimônia: Fernanda Maria Castelo Branco Monteiro, João Eduardo Cortez, Vera Maria Fernandes Ferraz, Léo Charles Henri Bossard II, Loraine Jacob Molina, Antônia Elsuérdia Silva de Andrade e Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves.  

Conselho Superior  

Durante a solenidade, também aconteceu a posse dos membros do Conselho Superior do Ministério Público, para o mandato 2020, com exercício a partir do dia 1º de janeiro de 2020. Como conselheiros, foram empossados os procuradores de Justiça: Vera Lúcia de Carvalho Brandão, Luzanira Maria Formiga, Alcides Jorge Evangelista Ferreira, Ângela Maria Góis do Amaral Albuquerque Leite, Maria do Socorro Brito Guimarães, Maria de Fátima Pereira Valente e Nádia Costa Maia. 

Procuradoras de Justiça 

Por fim, a solenidade foi encerrada com a posse das procuradoras de Justiça Elizabeth Maria Almeida de Oliveira e Maria de Fátima Correia Castro. Anteriormente titular da 14ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Elizabeth Almeida foi promovida para a 6ª Procuradoria de Justiça com área de atuação criminal. E Fátima Correia, até então titular da 10ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, foi promovida para a 29ª Procuradoria de Justiça com área de atuação criminal.  

Recepcionando as recém-empossadas, o procurador de Justiça Iran Sírio homenageou as novas procuradoras de Justiça. “Essas duas brilhantes colegas que dedicaram suas vidas profissionais à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva agora vêm engradecer ainda mais com suas experiências este Colégio de Procuradores de Justiça. Estamos muito felizes neste momento histórico de celebração da conquista concretizando o objetivo maior de todos os membros da nossa instituição: o acesso ao último degrau da nossa carreira”, declarou.  

A nova procuradora de Justiça Maria de Fátima Correia Castro relatou o trabalho dela, enquanto promotora, atuando com políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua; defesa de minorias; combate à discriminação de gênero, raça e religião; dentre outras atribuições. Ela também reafirmou o compromisso de continuar lutando por um MP sempre forte e resolutivo. “O desafio é grande e dele não podemos abdicar. Quem chega aonde chegamos, jamais chega só. Por isso, a palavra de ordem hoje é de expressão de um eterno agradecimento. Vocês aqui presentes não foram convidados em vão, mas por fazerem parte de minha caminhada”, discursou.  

Já a nova procuradora Elizabeth Maria Almeida de Oliveira mencionou a honra de celebrar essa ascensão funcional, agradecendo a todos que a acompanharam nessa trajetória. “Procurando afastar todo sentimento de pompa e vaidade que venha a assumir o comando da minha atual existência, é por esta razão que pretendo, especialmente para este momento de celebração natalina, falar sobre o sentimento da gratidão. E falar sobre a gratidão, para mim, é uma forma de me transportar para os tempos da minha infância, quando minha mãe nos ensinava que a melhor maneira de conversarmos e de nos sentirmos perto do nosso Pai maior seria através do sentimento da gratidão”, realçou. 

Confira aqui fotos do evento.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br