SMP 2019 encerra com balanço da gestão, lançamento e premiações


A Semana do Ministério Público do Estado do Ceará (SMP) 2019 foi encerrada nesta sexta-feira (13/12) no Hotel Gran Marquise. Com o tema “Ética e justiça em um mundo em transformação”, o evento, realizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), aconteceu entre 11 e 13 de dezembro.

A programação do último dia contou com o lançamento da Revista Acadêmica da Escola Superior do Ministério Público; a premiação do 2º Concurso de Fotografia Click MP; a solenidade de entrega dos títulos de Professor Emérito e Professora Honoris Causa, da ESMP; encerramento com fala do procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, e apresentação cultural com Haroldo Guimarães.

Lançamento da Revista Acadêmica

Compuseram a mesa solene o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, a promotora de Justiça e diretora-geral da ESMP, Flávia Unneberg, e o promotor de Justiça e editor-chefe da Revista Acadêmica da ESMP, Éneas Romero. Também estiveram presentes os membros do Conselho Editorial e do Corpo de Pareceristas, bem como os articulistas da Revista Acadêmica.

Cumprimentando a mesa e saudando os homenageados, o promotor de Justiça Éneas Romero enalteceu a importância da Revista. “A gente precisa refletir o papel da Revista, que é justamente o de discutir e de pensar o Direito, a sociedade, e estimular que a gente consiga, na verdade, compreender melhor os problemas para que possamos resolvê-los e teorizar sobre eles para que tenhamos uma prática melhor. Esse é o papel da teoria, esse é o papel de uma revista acadêmica e esse é o papel de todos nós, como pessoas que aplicam o Direito”, realçou.

O procurador-geral de Justiça Plácido Rios também saudou a mesa, o conselho consultivo da ESMP e os homenageados, mencionando o papel do evento. “Nesta semana do MP, nós encerramos praticamente os nossos trabalhos neste ano de 2019, fazemos uma análise do que foi feito, da necessidade dos aprimoramentos, dos caminhos e das balizas que tomaremos no ano vindouro”, pontuou.

Click MP

A diretora-geral da ESMP, Flávia Unneberg, anunciou os vencedores do 2º Concurso de Fotografia Click MP, que traz o tema “O MP faz a diferença”. A premiação tem como intuito valorizar a produção artística e cultural de membros, servidores, assessores e estagiários do MPCE. O terceiro lugar ficou com o servidor Pedro Henrique Azevedo Lopes, que recebeu 22 votos e tem direito a uma massagem no Gran Spa L’Occitane. A promotora de Justiça Lia Maaca conquistou a 2ª colocação, com 34 votos, recebendo como prêmio uma feijoada para duas pessoas no Hotel Gran Marquise. E o primeiro lugar foi da servidora Nairim Chaves, que recebeu 35 votos, e ganhou duas diárias nacionais com acompanhante, nos hotéis conveniados Bancorbrás.

Entrega de títulos

Compuseram a mesa solene de entrega dos títulos de Professor Emérito e Professora Honoris Causa da ESMP o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios; o professor doutor José Filomeno de Moraes Filho; a professora doutora Flávia Cristina Piovesan; a procuradora de Justiça e conselheira consultiva da ESMP, Maria Neves Feitosa Campos; a promotora de Justiça e diretora-geral da ESMP, Flávia Unneberg; e o promotor de Justiça e 2º vice-presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Herbet Gonçalves Santos.

A apresentação do título de Professor Emérito, outorgado por unanimidade ao professor doutor José Filomeno de Moraes Filho, foi feita pela procuradora de Justiça Neves Campos. Durante o discurso, o homenageado fez agradecimentos a todos e mencionou as amizades que fez ao longo da vida enquanto professor.

Também escolhido por unanimidade, o título de Professor Honoris Causa foi outorgado à professora doutora Flávia Cristina Piovesan, com apresentação da diretora-geral Flávia Unneberg. A professora Flávia Piovesan agradeceu a todos. “Eu gostaria inicialmente de expressar a minha profunda emoção, a minha alegria pulsante, a minha felicidade transbordante, a minha imensa gratidão pela imensa generosidade desta Casa em razão do dia de hoje. Como lembrava padre Vieira, há dias que carregam muitos dias e este é um deles na minha trajetória, na minha história”, relatou. Ela também salientou a importância dos direitos humanos. “A serviço hoje da Comissão Interamericana, eu atesto a vocês a importância de consolidar a institucionalidade democrática na região. Estar aqui nesta manhã e escutar a voz de cada um de vocês, não só a voz, mas o compromisso institucional desta Casa para com os valores da democracia, dos direitos humanos, do Estado de Direito me deixou bastante emocionada, porque, creio eu, que hoje o lema há de ser resistir, insistir, não desistir e ser resiliente”, declarou.

Encerramento

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, encerrou o evento prestando contas da gestão e enumerando os avanços em áreas como de pessoal, de infraestrutura e de tecnologia. Agradecendo muito a confiança de todos, membros e servidores, Plácido Rios abordou a importância do planejamento estratégico da instituição. “Não tenho dúvida que deixamos um Ministério Público muito melhor do que recebemos, mas um dos motivos maiores para que isso acontecesse foi porque nós não fugimos das rotas necessárias para alcançar os nossos objetivos”, ressaltou.

A Semana do Ministério Público 2019 foi finalizada com apresentação cultural do advogado, professor, ator e comediante Haroldo Guimarães. Todas as fotos do evento estão disponíveis no Flickr do MPCE. Clique aqui para acessar.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br