PGJ recebe visita institucional do procurador-geral do Estado


O procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, recebeu, na tarde desta quinta-feira (05/12), em seu gabinete, o procurador-geral do Estado do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana. A reunião teve como objetivo debater assuntos de interesse das duas instituições. Segundo Plácido Rios, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) possuem projetos em comum, alguns deles voltados ao combate à sonegação fiscal.

“Recentemente tivemos uma reunião onde fizemos um alinhamento com os empresários do setor têxtil, que é um dos ramos de altíssima produtividade no Brasil e rende muitos tributos ao Estado, para que a gente consiga evitar a sonegação nesta área. Foi muito bom, porque foi um encontro histórico e a PGE participou de forma marcante. Eu acho que é um passo importante para que a gente possa, não apenas nesse setor, mas em vários setores, incentivar aquelas pessoas que estão produzindo a trilharem um caminho para a legalidade, acabando com a informalidade e tornando a profissão mais segura e a atividade comercial mais sedimentada”, ressalta Plácido Rios.

O procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, salientou o diálogo e a cooperação entre as instituições. “O Ministério Público é um agente realizador, transformador, e essa visita, esse diálogo, é uma retribuição, porque muitas vezes ele me visitou para tratar de assuntos institucionais. O Plácido lembrou o aspecto da sonegação fiscal e é um ponto inquestionável. A gestão do FDID – o Fundo de Interesses Difusos – a gente tem procurado sempre modernizar e a PGE tem sido local de reuniões do conselho de gestão do Fundo. São muitos momentos, o Cira é um exemplo claríssimo de pactuação entre instituições e o Ceará tem um potencial enorme em relação a outros estados quanto a extrair resultados eficientes disso”, detalha.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br