MPCE certifica municípios que aderiram ao projeto Vidas Preservadas


Com o objetivo de agregar os municípios cearenses em torno do “Vidas Preservadas”, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), realiza o Seminário de Culminância do projeto para o ano de 2019. O evento acontece no dia 22 de novembro, sexta-feira, das 8h às 12h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e é voltado para prefeitos, secretários municipais e técnicos dos municípios. As inscrições podem ser realizadas através do link

Na ocasião, acontecerá a entrega dos certificados aos municípios que aderiram ao projeto Vidas Preservadas, participaram da capacitação e apresentaram um plano municipal de prevenção, intervenção e posvenção do suicídio, que deverá ser executado com prioridade de recursos públicos. Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Caopije, Hugo Mendonça, a certificação e a construção de estratégias entre os municípios estabelece um marco na história de cada cidade com relação à política pública de prevenção ao suicídio. “Construir o plano é apenas o primeiro passo. Agora todos os promotores de Justiça desses municípios serão instados a acompanhar a execução desses planos municipais, a fim de que essas estratégias, que foram construídas em cada uma dessas localidades, sejam efetivamente postas em prática e assim, nós tenhamos no Ceará uma política pública efetiva de valorização da vida e prevenção ao suicídio”, ressalta.

O evento começa às 8h com o credenciamento e às 9h acontece a certificação dos municípios seguido das palestras “Como ressignificar a vida diante da dificuldade?”, proferida por Paulo Ribeiro Cardoso, graduado em Direito e primeira pessoa com deficiência visual a participar da competição IronMan, e “Estratégias locais para valorização da vida”, ministrada pela presidente do Instituto Bia Dote, Lucinaura Diógenes.

Vidas Preservadas

A iniciativa foi criada em 2018 por meio dos Centros de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do Meio Ambiente (Caomace), da Cidadania (CAOCidadania) e Criminal (Caocrim), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O Projeto foca em sensibilizar e fortalecer políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense por intermédio da ação conjunta entre a sociedade e o MP. O objetivo do evento é oferecer um momento de sensibilização, mobilização e fortalecimento das políticas públicas para a promoção da saúde através da prevenção e da posvenção do suicídio.

SERVIÇO

Seminário de culminância do projeto Vidas Preservadas para o ano de 2019

Data: 22 de novembro, sexta-feira

Hora: das 8h às 12h

Local: Auditório da PGJ (Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio, Fortaleza-CE)

Programação e inscrições: http://www.mpce.mp.br/caopij/cursos-e-eventos/cursos-e-eventos-2019/

Informações: (85) 3472 1260 / 3452 4538

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br