PGJ recebe visita de vice-prefeito de Fortaleza


O procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, recebeu, na manhã desta sexta-feira (1/11/19), em seu gabinete, o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan. Na pauta, o representante do Poder Executivo Municipal propôs o estabelecimento de uma cooperação entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Prefeitura de Fortaleza com o intuito de contribuir para melhorar estratégias de enfrentamento à criminalidade na capital cearense. Durante a reunião, também foram ventiladas possíveis iniciativas voltadas a minimizar problemas concernentes a inspeções prediais em caráter preventivo.

Além de Plácido Rios e Moroni Torgan, também participaram do encontro os promotores de Justiça Haley de Carvalho Filho (secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça), Régio Lima Vasconcelos (assessor de Políticas Institucionais e coordenador do Núcleo de Segurança Institucional) e Francisco Gomes Câmara (integrante do Núcleo de Inteligência e Apoio Técnico (NIAT); o 1º assistente militar do MPCE, coronel da Polícia Militar Jano Emanuel Marinho; e o secretário titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), Antônio Azevedo Vieira.

Moroni Torgan enfatizou o compromisso do Município de Fortaleza em criar equipamentos e condições de apoio ao serviço dos órgãos de segurança pública visando a diminuição da criminalidade. “O intuito da Guarda Municipal é a prevenção, impedindo que o delito aconteça. Neste sentido, esta visita estabelecerá uma importante cooperação entre o Ministério Público e a Prefeitura de Fortaleza, principalmente em relação ao setor de inteligência”, disse o vice-prefeito, ao destacar um trabalho focado na implantação de torres de proteção e monitoramento do Programa de Combate à Violência em vários bairros.

De acordo com Plácido Rios, os representantes das diversas instituições estão sensibilizados, passando por um momento de união de forças e de humildade em torno da superação da onda de violência que aflige o estado do Ceará. “Esse é um importante momento em que o município de Fortaleza se empenha com recursos, agentes e órgãos especializados no combate à criminalidade, contribuindo efetivamente com políticas que perpassam a melhoria das questões de segurança, que é um direito do cidadão”, observou. Plácido Rios parabenizou o vice-prefeito e se prontificou em firmar uma parceria frutífera e profícua em prol dos interesses da sociedade.

O secretário titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), Azevedo Vieira, destacou alguns avanços do Poder Municipal nas políticas relacionadas com a segurança, bem como dos projetos futuros da pasta. Ele ressaltou que a Guarda Municipal ingressou no paradigma de proteção e proximidade ao cidadão de Fortaleza, conhecendo as necessidades da população no que se refere à segurança pública.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br