II Seminário sobre Organizações Criminosas aborda a experiência de Palermo


II Seminário sobre Organizações Criminosas e Lavagem de DinheO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realiza o 2º Seminário Sobre Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro, desta vez abordando a experiência do curso realizado em Palermo, na Itália, no último mês de junho. O evento acontece no dia 18 de outubro, no auditório da ESMP, das 8h às 12h. O Seminário é voltado para membros, servidores, estagiários e sociedade em geral, e as inscrições podem ser realizadas no site de cursos da ESMP: cursos.mpce.mp.br.

Nesta segunda edição do evento, os assuntos abordados são conteúdos apreendidos na experiência da formação em Palermo. As palestras serão proferidas por membros e servidores que fizeram parte da segunda turma do curso “Combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro”, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Palermo, na Itália, em junho de 2019.

Entre os temas, serão abordados: Comentários sobre a Evolução da Legislação Penal Anti-Máfia na Itália, pela promotora Rosalice Macedo Ferraz Monte; O caso ‘Cosa Nostra’ e o Maxi Processo, pela promotora Candice Lucena Dutra de Almeida; Reciclaggio e autoreciclaggio: tipos penais de lavagem de dinheiro decorrentes da máfia, pela servidora Juliana Gomes Cavalcante; após o intervalo, Considerações sobre o Pattegiamento Italiano, com a promotora Juliana Silveira Mota e, por último, Confisco de bens: linhas gerais, pelo promotor Rodrigo Manso Damasceno.

De acordo com a diretora-geral da ESMP, promotora de Justiça Flávia Unneberg, o seminário tem como propósito apresentar e discutir a experiência italiana no combate ao crime organizado. “Nós temos a felicidade de, pelo segundo ano consecutivo, ajudar que membros – este ano também servidores – para Palermo, para aprenderem sobre crime organizado, conhecerem tribunais italianos e compreenderem essa experiência. A obrigação da Escola é ser um agente multiplicador do conhecimento e será uma oportunidade para discutir conteúdos jurídicos de alta qualidade”, ressalta.

SERVIÇO
II Seminário sobre Organizações Criminosas aborda a experiência de Palermo
Quando? 18 de outubro, das 8h às 12h
Onde? Auditório da Escola Superior do Ministério Público, em Fortaleza
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br