Projeto Vidas Preservadas do MPCE realiza curso Guardiões da Vida


bt_vidaspreservadasO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (CAOPIJE), Hugo José Lucena de Mendonça, em parceria com a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) realizará, no dia 25 de outubro de 2019, das 8h às 17h, o curso Guardiões da Vida, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), na rua Assunção 1.100 – José Bonifácio. A capacitação é aberta ao público em geral.

O Projeto Vidas Preservadas tem como missão contribuir para a prevenção do suicídio no Ceará, através da ação conjunta entre o MPCE e a sociedade. Para tanto, uma das linhas de atuação envolve capacitações que ajudem a intervir, de onde quer que estejamos. É nesse contexto que foi desenvolvido o curso “Guardiões da Vida”, o qual tem por objetivo construir habilidades e competências teórico-práticas para a prevenção do suicídio.

O curso será ministrado pelo doutor/PhD em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo e professor do curso de Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fábio Gomes de Matos e Souza. Além disso, ele coordena o Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFC.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer o que é o programa Guardiões da Vida, bem como as características do profissional para trabalhar com adolescentes em risco de suicídio e a epidemiologia do suicídio. Serão abordadas as estratégias de prevenção, fatores de risco, de proteção, mitos e verdades sobre o tema. Ademais, serão traçadas estratégias de escuta e encaminhamento; manejo da ansiedade e impulsividade; a intervenção e avaliação do risco; e a articulação com a rede de saúde mental.

Mais informações com a ESMP: (85) 3452-4521/4522 https://cursos.mpce.mp.br

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br