Icó e Iguatu recebem o projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”


19.09-caodpp-iguatu-01O projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, durante esta semana, esteve em Icó e Iguatu, nos dias 17 e 19 de setembro, respectivamente. Nestes encontros, o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP), Élder Ximenes, promoveu as ações com o intuito de debater acerca da prevenção à prática da corrupção e alcançar a juventude cearense por meio do diálogo. Estudantes, gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais e a sociedade em geral estiveram presentes nos eventos.

De acordo com Élder Ximenes, o objetivo inicial é levar o projeto para, pelo menos, 10% das escolas do interior do Ceará, com alunos do quarto ano em diante. O intuito é aumentar a porcentagem ano a ano, além de manter um acompanhamento dos locais onde aconteceram as implantações. De acordo com o coordenador do CAODPP, “é esperado que o trabalho continuado ajude a prevenir pequenos atos de corrupção, a fim de evitarmos um mal maior no futuro”.

Os dois encontros aconteceram em parceria com a TCEduc, um programa de educação continuada e de atividades pedagógicas realizado pelo Instituto Plácido Castelo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na terça-feira, a palestra ocorreu no Teatro Municipal de Icó, para gestores e estudantes. Nesta quinta-feira (19), o promotor palestrou no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, em Iguatu.

O “Educação e Cidadania contra a Corrupção” apresenta uma tarefa preventiva de caráter permanente. Por meio de um trabalho didático nas escolas, a meta é ampliar o projeto para todas as instituições de ensino públicas e particulares cearenses. Além da parceria com a TCEduc, Élder Ximenes afirma, ainda, que o projeto recebe o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE). O presidente da ALCE, deputado José Sarto, firmou convênio com o Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Controladoria Geral da União (CGU), na última terça-feira (17), para patrocinar a impressão de cartilhas educativas, que serão distribuídas pelas escolas do estado, da Fundação Maurício de Sousa.19.09-caodpp-iguatu-02

Visitas às Promotorias

Além das palestras do projeto Educação e Cidadania, o coordenador do CAODPP reuniu-se com servidores e membros das Comarcas de Icó, Orós e Iguatu, sendo recebido pelos promotores de Justiça Fábio Ottoni, Helga Tavares, Leydomar Nunes, Herbet Gonçalves e Daniel Formiga. Na ocasião, discutiu-se sobre a atuação do Centro de Apoio, a implementação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) do MPCE e foram recebidas críticas e sugestões de aprimoramento das ações.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br