MPCE realiza III Encontro Cearense do Terceiro Setor no auditório da PGJ


17.09.19.Capacitar.fortalecer.sTeve início nesta terça-feira (17/09) o “III Encontro Cearense do Terceiro Setor: Capacitar para Fortalecer”, promovido no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O evento foi realizado pelo Centro de Apoio Operacional das Organizações da Sociedade Civil, Cível e Consumidor (Caoscc), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e contou com a participação de representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e de Conselhos de Direitos, de membros do MP, de servidores, de profissionais do Direito e da Contabilidade, além de estudantes.

Compuseram a mesa de abertura a promotora de Justiça e coordenadora do Caoscc, Rita Arruda d’Alva Martins Rodrigues, representando o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios; a promotora de Justiça do Núcleo de Tutela de Fundações e Entidades de Interesse Social, Marília Uchôa de Albuquerque Rios Gomes; a promotora de Justiça do Ministério Público de Alagoas, representando a Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Fundações e Entidades de Interesse Social, Failde Soares Ferreira de Mendonça; o superintendente adjunto da 3ª Região Fiscal e auditor-fiscal da Receita Federal, Wilmar Teixeira de Souza; o vereador de Fortaleza e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Terceiro Setor, Guilherme Sampaio; e a professora universitária e contadora, Maria do Socorro Cândido da Costa.

Segundo a coordenadora do Caoscc, Rita d’Alva, este encontro marca a conclusão da primeira fase de uma caminhada que começou em agosto do ano passado, com o total de 13 momentos visando a capacitação das organizações da sociedade civil. “Foi ciente da necessidade de constante reflexão acerca do Terceiro Setor e partindo da premissa de que o conhecimento é a base de tudo e ferramenta essencial para o desenvolvimento das OSCs, que escolhemos a capacitação e o fortalecimento dessas instituições como ação estratégica”, declara a promotora, enfatizando a importância de as OSCs serem sustentáveis e independentes.

A promotora de Justiça Marília Uchôa ressaltou que o MP tem tentado, através desse olhar diferenciado, fazer um trabalho junto às organizações da sociedade civi e apoiá-las, indo além do papel de fiscalização e cobrança. “O papel do Ministério Público hoje é estar ao lado das pessoas que têm boas ideias e que estão dispostas a disseminar essas boas ideias ajudando aqueles para quem o Estado não consegue chegar”, afirmou.

A programação ao longo do dia contou ainda com palestras sobre Advocacy; Governança e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Comunicação no Terceiro Setor e Ferramentas Digitais. O evento continua nesta quarta-feira (18/09) com discussões abordando Causa e Propósito; Compliance e Integridade; bem como Gestão Contábil, Transparência e Prestação de Contas.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br