Unidade Militar é implementada no MPCE


12.09.19.Unidade.militar.sA Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), a cerimônia de implementação da Unidade Militar do Ministério Público do Ceará (MPCE). O órgão reunirá os policiais militares que já atuam na segurança orgânica e ativa da instituição e será vinculado ao Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit) do MP. Na ocasião, o coronel da Polícia Militar, Jano Emanuel Marinho, foi empossado como 1º assistente militar do MPCE e os três oficiais militares anteriores foram homenageados. Atualmente, com 31 policiais militares, a expectativa é que o efetivo seja ampliado para 62 policiais até o final deste ano.

O procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, agradeceu ao apoio e presteza do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Polícia Militar do Ceará pelo pronto atendimento ao pleito de instalação da Unidade Militar no âmbito do MPCE. Ele lembrou que, desde o início, sua gestão tem se sustentado em três bases fundamentais, quais sejam: ter humildade em reconhecer a escassez diante de muitas demandas e buscar conquistas; conseguir efetivar a união com os órgãos de segurança e com o Poder Judiciário, de forma perene, com ideias capazes de mudar a realidade do Ceará; e a cooperação interinstitucional.

Reportando-se ao sacrifício de todos que o antecederam pelo bem da sociedade cearense, apesar das restrições de ordem financeira, Plácido Rios declarou sentir-se contemplado e grato pelo olhar sensível e compreensivo das autoridades presentes. “Todas essas ferramentas e estruturas, consolidadas nesta parceria, têm o único fim de melhor atender a população do nosso estado, na certeza de que, juntos, vamos vencer essa guerra, no sentido de dar uma vida mais pacífica, ordeira e harmoniosa dentro do possível. Temos uma missão social de lutar por um estado mais próspero, harmônico e ordeiro”, afirmou.

O governador do Estado do Ceará em exercício, José Sarto Nogueira, desejou sucesso ao novo assistente militar do MPCE em sua nova empreitada e externou “alegria” por ouvir tantas falas sobre o fortalecimento das instituições. “Vemos a pactuação de duas instituições muito caras ao povo brasileiro. Percebi, no dinamismo de Plácido Rios, um Ministério Público disposto a servir mais e melhor. A Polícia Militar é guardada com carinho no seio do povo cearense por preservar o que temos de mais caro que é a paz. Quero, como cearense parabenizá-los pelo trabalho belíssimo que fazem pelo povo do Ceará”, disse, ao prestar apoio em otimizar o que há de melhor no combate ao crime.

Homenagens

Os oficiais militares que exerceram funções no Nusit, antes da criação da Unidade Militar – o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar Ademar Feitosa Cruz; o coronel da Polícia Militar, George Stephenson Batista Benício e o major da Polícia Militar Naerton Gomes de Menezes –, foram homenageados em gratidão pelos serviços prestados.

O assistente militar do Nusit, coronel Jano Marinho, assumiu as novas funções com responsabilidade e orgulho, ressaltando que encontrou o órgão estruturado, como fruto de seus valorosos colegas. “Faremos crescer as sementes por eles plantadas. Aceitei a função porque sei que não estarei sozinho, mas contarei com a Polícia Militar: raça de fortes, povo de bravos”, enalteceu.

O coronel e assessor executivo da Casa Militar, Fernando Rocha Albano, destacou ser testemunha do sonho do procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, que se concretizou oficialmente, a partir do decreto que instituiu a Unidade Militar do MPCE. “Com esta atitude, ganha não só o Ministério Público ou a Polícia Militar, mas toda sociedade. Unidos somos todos maiores do que somados. Obrigado e contem sempre com a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará”, observou.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, disse de sua satisfação por sempre ter apoiado esta causa em prol do trabalho integrado. Para ele, é um orgulho ajudar a tornar o MPCE cada vez mais forte. “O apoio da Polícia Militar é um fator de orgulho e honra para todos nós. Contem conosco, para o que der e vier, porque estamos juntos”, enfatizou.

Para a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, aquela foi uma manhã inesquecível pela união de duas grandes forças. “É a garra da juventude e o compromisso do Ministério Público e da Polícia Militar, que está cada vez mais acreditada e aguerrida. Teremos o Ministério Público cada vez mais ativo de mãos dadas a esta raça de fortes”, reforçou.

Acesse aqui outras fotos do evento.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br