MPCE averigua denúncias de possíveis excessos em abordagem policial


09.09.19.abordagem.policial.s (1)O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da titular da 10ª Promotoria de Justiça com atuação em Defesa da Cidadania de Fortaleza, promotora de Justiça Maria de Fátima Correia Castro, reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (9), com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Ontoniel Nascimento; o integrante do Comitê Estadual de Políticas Públicas de Pessoas em Situação de Rua, Frei Naílson; a integrante da Pastoral do Povo de Rua, Fernanda de Sousa, e o coordenador do Centro POP que atende a região do Centro da cidade, Elias Figueiredo Neto.

A representante do Ministério Público afirmou que tem recebido denúncias anônimas acerca de possíveis agressões e coerções sofridas por pessoas em situação de rua, quando do procedimento de abordagens de alguns policiais militares e de guardas municipais. Tais denúncias consideraram que alguns policiais têm agido com excessos em várias praças do Centro da capital.

Como encaminhamento, o major se comprometeu em realizar uma reunião com sua tropa, a fim de que excessos sejam contidos, principalmente durante à noite. A promotora de Justiça também requisitou aos órgãos de segurança pública imagens de câmeras de vigilância instaladas no Centro da cidade, principalmente no entorno das praças do Ferreira, da Lagoinha e dos Leões para análise. Ficou marcada outra reunião, a ser realizada no prazo de 30 dias, para devolutiva de otimização do trabalho que vem sendo feito.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br