Definida banca organizadora do concurso para membro do MPCE


03.09.19 AssinaturaContratoConcursoMPCEO procurador-geral de Justiça e presidente da Comissão de Concurso do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Plácido Barroso Rios, celebrou, na manhã desta terça-feira (3), com o coordenador de negócios do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), professor José Otávio Nogueira Guimarães, o contrato de serviços especializados para a organização e realização de concurso público para provimento de vagas no cargo de Promotor de Justiça de Entrância Inicial da carreira do Ministério Público do Estado do Ceará. O concurso objetiva o provimento imediato de 44 cargos de promotor de justiça de entrância inicial e a formação de cadastro de reserva.

De acordo com Plácido Rios, por ser reconhecido nacionalmente, o trabalho do Cebraspe reforça a confiabilidade, credibilidade e isenção tão almejados pelas instituições. Segundo o representante do Cebraspe, a partir da assinatura do contrato, a expectativa é de que os trabalhos sejam imediatamente iniciados com previsão de término dentro do menor tempo possível. O próximo passo será a construção de um cronograma detalhado que será apresentado aos integrantes da comissão. O concurso contará com as seguintes fases: prova objetiva, provas discursivas, inscrição definitiva (composta pelos exames de sanidade física e mental e pela sindicância da vida pregressa e investigação social), prova oral, prova de tribuna e avaliação de títulos.

Além do presidente da Comissão de Concurso, Plácido Rios, e do coordenador de negócios do Cebraspe, José Otávio Guimarães, também participaram da reunião de assinatura do contrato os promotores de Justiça: Raimundo Nogueira Filho (secretário da Comissão de Concurso); Régio Vasconcelos (assessor de Políticas Institucionais); Haley de Carvalho Filho (secretário-geral da PGJ); a secretária de Recursos Humanos da PGJ, Ana Sudário; e a servidora Tatiana Brito, que presta apoio administrativo da Comissão do Concurso.

Sobre o Cebraspe

Uma das principais organizações brasileiras que atuam na realização de seleções, avaliações e certificações no Brasil, o Cebraspe planeja, elabora, aplica e corrige provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames necessários ao provimento de cargos públicos (provas práticas, testes físicos e psicológicos). Também oferece banca de cotas para negros nos processos seletivos – atendendo a determinações legais – e perícia médica para confirmação da reserva de vagas a candidatos com deficiência.

Criada em 2013, a Organização Social (OS) Cebraspe passou a absorver as atividades do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (CESPE/UnB). O Cebraspe desenvolve pesquisas no campo da Educação, realiza concursos públicos e processos seletivos, bem como elabora e aplica avaliações educacionais. O Cespe é reconhecido como um dos principais organizadores de concursos do País, e desenvolve também ações nas áreas de pesquisa, certificações, cursos de formação, eventos e iniciativas de interação com professores e alunos dos ensinos fundamental e médio.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br