ESMP comemora 30 anos com lançamento de revistas e homenagens


23.07.19.Livro.ESMP.2019.sNa próxima sexta-feira (26/07), a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) celebra 30 anos de atividades com o lançamento de duas revistas, uma comemorativa e outra acadêmica, na presença diversas autoridades convidadas. O evento é aberto ao público e acontecerá no auditório da Escola que localiza-se à Rua Assunção, 1.200, bairro José Bonifácio.

Já são presenças confirmadas o procurador-geral de Justiça Plácido Rios, a titular da Secretaria Estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, o desembargador Paulo Ponte, o presidente da Rede Estadual de Escolas do Governo, coronel Juarez Gomes. Na abertura, haverá uma apresentação cultural com os músicos da Casa de Vovó Dedé. Também faz parte da programação o descerramento da galeria de ex-diretores da ESMP e das placas de professores honoris causa e eméritos.

Publicação comemorativa

A Revista ESMP 30 Anos celebra o aniversário da Escola com nove reportagens especiais que traçam um panorama do impacto de todas atividades realizadas pela instituição. O material contém produções jornalísticas sobre as ações de ensino, melhorias na infraestrutura, parcerias, eventos e intercâmbio, além de artigos e depoimentos de personalidades que passaram pela história da entidade.

Publicação acadêmica

A Revista Acadêmica da ESMP é lançada a cada semestre e veicula artigos jurídicos e de outros ramos afins das Ciências Humanas sobre temas de interesse e relevância para o Ministério Público e para a sociedade. O Conselho Editorial da Revista é composto por professores e membros do Ministério Público de diferentes partes do mundo.

Sobre a ESMP

A Escola do Ministério Público do Ceará (MPCE) oferece inúmeras ações de ensino e extensão abertas à participação dos cidadãos cearenses. Desde a sua fundação, em 25 de julho de 1989, mais de 50 mil pessoas já participaram de eventos e cursos de extensão ou pós-graduação; além das atividades de aperfeiçoamento para servidores, estagiários, procuradores e promotores de Justiça.

Algumas das iniciativas abertas ao público são os projetos Bibliocanto e Pingo de Prosa. O primeiro trata-se da disponibilização de livros gratuitos em unidades do Ministério Público. Sem a necessidade de um cadastro prévio, os livros estão disponíveis a qualquer um que acesse os prédios do MPCE e queira ler uma boa história. Atualmente, as estantes do projeto estão na Procuradoria Geral de Justiça; nas Promotorias de Justiça Criminais de Fortaleza; Promotorias de Justiça em Sobral; e Promotorias de Juazeiro do Norte.

Já o Pingo de Prosa promove palestras multidisciplinares voltadas a temas não jurídicos que promovam qualidade de vida. Elas acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês, na sede da Escola, e já foram abordados temas como: eneagrama, cão terapia, primeiros socorros, programação neurolinguística, educação financeira, insônia e ansiedade, marketing pessoal, dentre diversos outros.

SERVIÇO

O quê: Aniversário de 30 anos da ESMP

Quando: 26 de julho (sexta-feira), às 8h30

Onde: sede da ESMP (Rua Assunção, 1.200, bairro José Bonifácio)

Mais informações: (85) 3452-4521 / esmp@mpce.mp.br

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br